(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A tomada de decisão para os cercamentos com grades dos jardins laterais da Igreja, seguindo o modelo do Jardim São Benedito, que se deu início em 04 de janeiro de 2021, veio como resposta a um desejo há anos expressado pela comunidade. Embora, se veja nas manifestações públicas tanto uma aceitação como também uma rejeição deixamos claro que em nenhum momento o fazemos como exclusão social.
A Igreja, no segmento a voz e ao querer de Deus, sob o conduzir de nosso Papa Francisco, sempre se fez obediente e atenciosa aos cuidados dos menos favorecidos e aos que estão à margem da sociedade, por meio das obras sociais a Igreja busca amenizar o sofrimento destes irmãos desamparados. Destacamos que o intuito sempre foi, por meio das obras de caridade, o resgate não somente físico, mas também social e espiritual destes irmãos mais sofredores.
A Paróquia São Benedito, aqui participada por grupos de fiéis, faz acontecer junto a população dos mais necessitados, a obra caritativa por meio das Obras Sociais da OFS (Ordem Franciscana Secular), Amigos de São Francisco – Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, Dispensário São Benedito e Obra do Berço São Benedito a distribuição mensal de alimentos e materiais de higiene pessoal para as famílias mais carentes inscritas nos programas, que somam 120 famílias (compostas por 6 a 7 membros em sua maioria), enxovais e fraldas para bebês e mães carentes, bem como o auxílio de medicamentos para os enfermos desamparados (mediante apresentação de receitas), doações de roupas e calçados, passagens para o retorno de transeuntes a suas famílias e terra natal, entre outros.
Infelizmente, devido a triste realidade da pandemia (COVID-19), com o fechamento das igrejas e a não-participação dos fiéis junto as comunidades paroquiais, o trabalho voluntário e as doações financeiras para as obras sociais ficaram em muito impossibilitados de continuidade, no entanto, com as poucas doações aqui entregues conseguimos compartilhar e amenizar o sofrimento dos nossos irmãos desamparados, por mais que não seja o suficiente para a realidade que vivemos; nos restando somente neste momento a oração como um grito de socorro a Deus e amparo ao sofrimento humano-espiritual dos filhos de Deus.
Atualmente percebemos a insatisfação de muitos com o cercamento de nossos jardins, expressados nas redes sociais; não achamos justa tal postura, uma vez que muitos destes desconhecem os verdadeiros motivos para chegarmos à decisão do cercamento. Assim, queremos nesta nota esclarecer a toda comunidade de fé, bem como a sociedade aqui implantada, a motivação para fazê-lo: desde minha chegada a Paróquia São Benedito, já encontrei instalados os moradores em situação de rua, entregues ao vício do álcool e entorpecentes, e estes por muitas vezes sob efeito destas substâncias se mostravam desrespeitosos e agressivos com os fiéis e com o templo, chegando muitas vezes a ofender verbalmente e até fisicamente os fiéis; intimidando, por exemplo, aqueles que não lhes pagavam por “vigiar” seus veículos.
As paredes e portas da Igreja tinham forte odor devido a urina e fezes, sem mencionar que mesmo a luz do dia, já fomos surpreendidos várias vezes com moradores em situação de rua fazendo sexo junto das portas da igreja e entre as árvores dos jardins. Os funcionários, assim como os sacerdotes, que se negaram a ceder as suas vontades, por muitas vezes foram alvos de ameaças.
Interessados em resgatar esses irmãos entregues a margem da sociedade, buscamos apoio com o poder público, por meio de órgãos responsáveis (cada qual em sua área) como a Prefeitura Municipal de Campos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Procuradoria Geral do Município, Guarda Civil Municipal e 8° Batalhão de Polícia Militar. Assistentes sociais encaminhados pelos órgãos compareceram nos jardins da Igreja, mas não obtiveram pleno sucesso em resgatá-los (assim como nossos grupos de apoio da igreja), apenas alguns moradores em situação de rua se interessaram em se reestruturar à sociedade. Hoje o poder público dispõe de ampla rede de atendimento socioassistencial, como por exemplo o Centro Pop (com oferta de alimentação, higiene e atendimento social) e outros locais de acolhimento, abordagem social e tratamento contra dependências de entorpecentes e álcool; no entanto, os que rejeitaram esse resgate pelos órgãos competentes e pela igreja, hoje vivem em situação de rua ao redor da Paróquia São Benedito.
E por essas razões, apresentamos aqui a motivação real para a nossa iniciativa do cercamento dos jardins junto a Paróquia São Benedito:
Segurança – o direito de ir e vir pertence a todos os cidadãos; e muitas vezes este direito é privado aqui nos jardins pelos moradores em situação de rua e aqueles que aqui se instalam para o uso de entorpecentes ou comércio dos mesmos. As pessoas se sentem intimidadas a qualquer hora do dia em caminhar pelos jardins junto a paróquia, por sentirem cheiro de drogas, verem os próprios moradores em situação de rua e outros transeuntes utilizando-as e sentirem-se ameaçadas em abordagens por pedidos de dinheiro feitas pelos mesmos.
Patrimônio – a Paróquia São Benedito em 145 anos de fundação neste local, se tornou um patrimônio histórico-religioso dentro da história de nosso município. Assim, além do cuidado das almas é próprio dos que aqui assumem o cargo de administradores, zelarem pelo prédio no que toca a sua manutenção e beleza arquitetônica. Uma vez cercados os jardins, evitaremos a depredação do prédio (como o furto recente em nosso gerador, por exemplo) e por conseguinte teremos maior segurança em torno do templo. Válido destacar que os jardins pertencem ao terreno da Igreja desde a sua construção.
Restauração e revitalização dos jardins – a igreja é local de encontro para se viver a fé, e também a fraternidade familiar e social. Era comum aqui estarem presentes aos nossos jardins famílias em seu momento de lazer, namorados em seus encontros, amigos se confraternizando. Assim, com o nosso cercamento queremos restituir este espaço a toda comunidade. Deste modo, o jardim mesmo pertencendo a Paróquia São Benedito e cercado com grades estará disponível a toda população.
Serviço Pastoral – é próprio do serviço ministerial além de se viver as celebrações cultuais a Deus junto do povo, fazer crescer o conhecimento, o amor e o serviço para com o reino dos Céus. Chamamos na igreja de serviço pastoral, as atividades que além de tocarem a formação religiosa, toca também os movimentos socioculturais e o bem comum de todo povo, sem distinções de etnia, credo ou poder aquisitivo. É de nossa responsabilidade em meio a sociedade formar e conduzir o homem no encontro com Deus e com o próprio homem, com uma postura integra e humana.
Uma vez aqui justificadas as motivações para o cercamento dos jardins da Igreja, pedimos o entendimento e a compreensão de todos. Rogamos a Deus que esta obra realizada pelas mãos humanas, manifeste a vontade e o cuidado de Deus e que possa trazer graças e bênçãos dos Céus sobre a nossa Paróquia de São Benedito e toda sociedade Campista.
Paz e bem.
Pe. Walas Maciel da Silva
Pároco da Paróquia São Benedito