Em sua primeira edição, o programa terá as participações especiais dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer
O programa Manhattan Connection estreia nesta quarta-feira (20), às 22h, na TV Cultura.
Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, a exibição inicia uma nova fase da emissora e da programação da TV aberta.
"A TV Cultura, enquanto TV pública, é agente ativa da democracia. Trazemos em nossa história, em nossos corredores, redações e funcionários esse gene. Dessa forma, o Manhattan e a TV Cultura se encontraram nos espaços em comum. Nos conectamos por valores-chave: a liberdade de expressão e o respeito", diz.
Apresentado por Lucas Mendes, Pedro Andrade, Caio Blinder, Diogo Mainardi e Angélica Vieira, o novo Manhattan Connection terá três intervalos, maior participação de Pedro, novo quadro e identidade visual e contará com mais convidados que moram fora do Brasil e dos Estados Unidos. Além disso, também terá uma nova economista fixa em seu elenco.
O novo quadro, cuja vinheta simulará uma placa de esquina em Nova York, mostrará ruas onde moraram nova-iorquinos que fizeram contribuições relevantes positivas ou negativas. A primeira esquina que será apresentada é a de Donald Trump, no Trump Tower.
Estreia
Em sua primeira edição, o programa ao vivo terá as participações especiais dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, e do jornalista Luis Fernando Silva Pinto para comentar a posse de Joe Biden e o cenário político, diretamente de Washington. Os jornalistas também recebem o prefeito de Recife, João Campos, e a deputada federal Tabata Amaral, de São Paulo
Sobre os integrantes
Lucas Mendes: Mineiro, Lucas começou a carreira de jornalista na Revista Fatos e Fotos no Rio de Janeiro em 1966. Foi para os Estados Unidos com uma bolsa do World Press Institute em 1968 e no ano seguinte, foi contratado como correspondente da Manchete em NY, depois pela Globo de 1975 a 1990.
Em 1993 criou o programa Manhattan Connection para o GNT que depois migrou para a GloboNews. Ao mesmo tempo trabalhou como correspondente da TV Cultura e da BBC por mais de 10 anos.
Caio Blinder: Radicado nos EUA há mais de 30 anos, Caio integra a equipe do programa desde sua criação. No Brasil, foi editor de Internacional da Folha de S. Paulo e das TVs Bandeirantes e Cultura. Nos EUA, foi correspondente e comentarista da Folha de S. Paulo e da rádio Jovem Pan.
Diogo Mainardi: Escritor, produtor e roteirista de cinema, trabalha na imprensa. É sócio do site O Antagonista e tem uma coluna na revista Crusoé. Em 1990 ganhou o Prêmio Jabuti, com seu livro de estreia, “Malthus: uma novela”.
Angélica Vieira: A paulistana chegou a Nova York em 1987 e trabalhou com Lucas Mendes no escritório da TV Globo. Durante dez anos trabalhou na TV Cultura, nos programas Jornal da Cultura, Metrópolis e Vitrine. Em 1993, tornou-se sócia-fundadora da produtora do Manhattan Connection com Lucas Mendes e produtora executiva do programa.
Durante anos, produziu o encerramento do programa pesquisando filmes com locações em Manhattan. No momento, ela apresenta o seu segmento sobre as novidades, tendências e histórias de Nova York, sempre trazendo uma novidade musical.
Pedro Andrade: Jornalista residente em Nova York é oriundo do Rio de Janeiro. Ele apresenta o programa de viagens mais bem avaliado da América Latina, “Pedro Pelo Mundo”, no GNT, que explora o aspecto humano dos países através de transformações irreversíveis. Além disso, é autor de best-sellers, tendo vendido mais de meio milhão de livros.