O Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra encerrou nesta sexta-feira, 27, o trabalho itinerante de vacinação antirrábica (cães e gatos). Na próxima segunda-feira, 30, tem início o atendimento em domicílio, para quem possui mais de cinco animais, e a vacinação no NCZ. É necessário nos dois casos agendamento pelo telefone 2741-8449, das 9h às 17h.
Fêmeas gestantes, lactantes (amamentando) e filhotes menores de três meses de vida não são vacinados por orientação da Secretaria de Estado de Saúde. É obrigatório o uso de máscaras pelos proprietários de animais como forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus.
A vacinação itinerante foi realizada em diversas localidades do município. O início foi no dia 15 de setembro e já foram imunizados 4.638 animais.
A campanha de vacinação esse ano engloba também a divulgação junto à população do "Alerta Raiva 01/2020 - Medidas de Prevenção da Raiva Humana Dirigidas à População do Estado do Rio de Janeiro".
O documento informativo, que pode ser acessado aqui, é da Secretaria de Estado de Saúde. Sua ampla divulgação em todos os municípios fluminenses é uma orientação do Ministério Público Estadual, motivada pelo surgimento no Estado do Rio de Janeiro, em 2020, de um caso de raiva humana, algo que não acontecia desde 2006, culminando com a morte de um adolescente de 14 anos.