A Secretaria Municipal de Saúde informa que São João da Barra registra sete casos suspeitos de coronavírus. Todas as amostras já foram enviadas para o laboratório Lacen, no Rio de Janeiro, e o município aguarda os resultados.
Dos sete pacientes suspeitos, um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sala de isolamento da Santa Casa de Misericórdia, na sede do munícipio. É uma idosa que esteve no Rio de Janeiro há 15 dias. A princípio, o caso clínico é de pneumonia bacteriana, mas foi realizado o exame para confirmar o diagnóstico. Os outros seis pacientes seguem isolados em casa, acompanhados diariamente por equipes médicas.
"Os resultados dos exames ainda não foram informados devido à grande demanda que o laboratório está recebendo. São exames de vários municípios que chegam, aumentando o tempo de espera pelos resultados", explicou a secretária de Saúde, Arleny Valdés.
A prefeitura de São João da Barra tomou medidas de controle e fiscalização desde o início da pandemia. Uma barreira sanitária localizada em Barcelos permite apurar dados e colocar em quarentena os pacientes de risco. Além disso, o Executivo publicou três decretos com várias medidas de prevenção a Covid 19.
"Já autorizei a compra de insumos hospitalares e também a aquisição de testes rápidos. Estamos trabalhando para o mais breve possível esse material chegar ao município e nos ajudar no combate ao coronavirus", ressaltou a prefeita Carla Machado.