A Prefeitura de São João da Barra publicou na noite de sexta-feira, 13, (aqui) Decreto 16/20 que dispõe sobre medidas de emergência para o enfrentamento do coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o último dia 11 como uma pandemia.
Mesmo sem contar com nenhum caso confirmado ou suspeito, o objetivo é garantir a redução do risco da doença e, entre as medidas, está a antecipação para a próxima segunda-feira, 16, do recesso escolar no sistema Municipal de ensino, que inclui unidades da rede pública e particular, sem prejuízo ao calendário recomendado pelo Ministério da Educação.
A Secretaria Municipal de Saúde fica encarregada de elaborar um plano de acompanhamento dos idosos do município e deverá criar um Plano de Contingência, que será publicado na internet e distribuído a toda rede pública e privada.
As demais secretarias e órgãos públicos municipais poderão expedir atos infralegais em conjunto com a Secretaria de Saúde para regulamentar o Decreto. Deverão ser fixadas mensagens sobre cuidados e prevenção em modelo apresentado pelas secretarias municipais de Saúde e Comunicação Social.
A prefeita Carla Machado afirma que o Decreto respalda todas as ações a serem implementadas na prevenção e propagação da doença.
- Os profissionais de nossa rede de Saúde já estão orientados e preparados para identificar e notificar qualquer caso suspeito. Pedimos à população que siga as recomendações em relação à doença e outras medidas poderão se tomadas, caso haja necessidade - finalizou a prefeita.
Fonte: Secom