(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Um homem, de 35 anos, foi encontrado morto na Lagoa de Cima, em Campos, no início da tarde desse domingo (29). Esse é o segundo afogamento na lagoa em menos de uma semana. Na última quinta-feira (26) Edson Cláudio Câmara Nogueira se afogou, após um acidente durante passeio de barco com amigos.
No último caso, o homem estava com amigos quando entrou na água e desapareceu. Os bombeiros foram acionados e os mergulhadores socorristas retiraram a vítima, já sem sinais de vida, da lagoa.
O corpo foi removido do local e encaminhado para perícia no Instituto Médico Legal (IML). A família foi notificada mas, até o momento, ainda fez o reconhecimento para a liberação do corpo para o velório e sepultamento.
Dois casos em menos de uma semana – Na última quinta-feira (26), outro homem morreu afogado na Lagoa de Cima após a embarcação em que estava, junto com cinco outros amigos, virar.
No caso, os amigos conseguiram se salvar, mas Edinho, como era conhecido pelos amigos, foi arrastado e desapareceu, sendo encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros na manhã do dia 27. A Marinha do Brasil disse que foi instaurado inquérito para apurar causas e responsabilidade sobre o acidente.
Indicações para socorro de afogamentos – Em casos de afogamento, os bombeiros indicam que não entre na água para tentar retirar a vítima caso não seja um local seguro, não tenha habilidade natatória ou não possa fornecer meios para flutuabilidade da vítima. É necessário que o Corpo de Bombeiros seja acionado imediatamente e que não perca a vítima de vista. Para ajudar, tentar fornecer algum objeto flutuante, como caixa de isopor, garrafa pet tampada, pranchas, pedaços de madeira, é vital para que a vítima se mantenha na superfície até a chegada do socorro.