sábado, 19 de outubro de 2019

Trabalho da patrulha mecanizada:Programa atende atualmente mil produtores


O trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura de São João da Barra, por meio da patrulha mecanizada, vem contribuindo para o fomento da produção no município. A proposta é otimizar a preparação, manejo e recuperação do solo para o plantio em pequenas e médias propriedades, elevando a renda e, consequentemente, melhorando a renda de aproximadamente mil produtores atendidos.

A secretária da pasta, Marcela Toledo, explica que o sistema de atendimento com tratores e máquinas foi reformulado a fim de melhorar o acesso por parte dos agricultores e dobrar o número de atendidos até o fim do ano. “Hoje contamos com seis áreas de atuação e os tratores ficam fixos nessas regiões atendendo com vários implementos de forma mais dinâmica os agricultores”, salientou.


Atualmente o programa conta com sete tratores, uma enxada rotativa, encantadeiradora, aradora, espalhadora de calcário, sulcador e arado. Para utilização da Patrulha Mecanizada Agrícola, o interessado deverá se cadastrar na subprefeitura, na localidade de Sabonete.

O produtor Bruno Teixeira está satisfeito com o novo sistema de agendamento e novos maquinários. “Antes só contávamos com o serviço de grade e por isso era preciso recorrer às máquinas particulares. Agora, além de melhorar o atendimento, também reduzimos os custos de produção”, comemorou.

O quinto distrito de São João da Barra, é base da economia da agricultura familiar, concentrando 80% da lavoura do município, que figura como o maior produtor de maxixe do estado, terceiro em abacaxi e quarto em quiabo. Também se destaca, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura, o cultivo de aipim, com mais de 50 toneladas mês. “O objetivo é fazer com que a agricultura cresça em ainda mais, consolidando o município como um grande produtor na região”, finalizou a secretária.

Capacitação - Na semana passada foi concluída mais uma turma do curso de Tratorista, uma parceria da secretaria de Agricultura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)/RJ.