São João da Barra, representada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, participou nesta quinta-feira, 2, de audiência pública da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada no Museu Histórico Nacional, na capital fluminense. Em pauta, o debate pela situação dos municípios do Estado do Rio quanto ao atendimento dos requisitos para a versão 2019 do Mapa do Turismo Brasileiro.
O presidente da Comissão, deputado Welberth Rezende, afirmou que o Turismo é um setor estratégico para o estado. “A proposta é fortalecer o turismo no interior; demanda que recebemos dos prefeitos dos municípios de interesse turístico”, contou.
A importância desse tipo de diálogo junto à Comissão e o governo do estado
para que iniciativas se tornem efetivas para todo o interior foi destacada pelo secretário de Turismo de São João da Barra, Edivaldo Machado. "A Comissão está reorganizando o mapa e irá, também, criar comissões e promover visitas regionais visando aproximar os municípios e esclarecer dúvidas”, explicou.
A necessidade do movimento para a criação das comissões envolvendo as 12 regionalizações do estado foi destacada pelo secretário. “No próximo dia sete iremos nos reunir com os demais representantes dos municípios da Região da Costa Doce para elaboração da Instância de Governança Regional (IGR), que é uma organização que tem por objetivo construir pactos; compartilhar espaços de diálogos, e assim, tomar decisões e orientar o desenvolvimento do turismo sustentável.
A mesa do evento foi composta ainda pelo deputado Thiago Pampolha, membro da comissão de Turismo da Alerj; Hamilton Vasconcelos, presidente da Comissão de Turismo da OAB; Leonardo Anderson, presidente da FEST-Rio; Marco Navega, presidente do Conselho Regional da Costa do Sol; Thomas Weber, presidente da TurisRio. O gerente de Projetos da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e presidente do Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra, Silvano Motta, também participou da audiência.