(Foto: divulgação) |
A Secretaria de Ordem Pública de São João da Barra conta mais uma vez com o sistema de monitoramento por câmera nos locais da programação oficial do Carnaval 2019. A novidade é que, além da sede do município, o serviço foi expandido pela primeira vez para Grussaí, no bairro Nossa Senhora Aparecida, do outro lado da lagoa, e Açu. A ação facilitará o trabalho das forças de segurança ajudando a manter a ordem e a paz nos dias de folia.
O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, informou que no Centro foram disponibilizadas 16 câmeras, e Grussaí e Açu, 4 cada uma delas. “Ampliamos este serviço devido aos resultados positivos em anos anteriores, já que os equipamentos forneceram imagens em tempo real possibilitando a identificação dos autores de delitos”, disse Rodrigo.
“As imagens desses pontos estratégicos são monitoradas 24h por dia no período de carnaval visando coibir atos de vandalismo, pequenos furtos, focos de tumulto e descumprimento do Decreto que dispõe sobre as regras básicas durante o carnaval no município, como utilização de garrafas de vidro”, explicou Rodrigo
Na central de monitoramento, as imagens são acompanhadas por um agente da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e por um funcionário da empresa de segurança privada, que em casos de ocorrências de delitos acionam o comando da Semop, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Setor de Postura, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Rodrigo Ibiapina Chiaradia, avaliou como positivo o início do trabalho sem registros de problemas, onde as famílias estão podendo brincar o carnaval com tranqüilidade e diversão. “O policiamento está bem distribuído cobrindo o evento junto com os seguranças, a Guarda Municipal e a Semop, e se continuar assim, e a gente espera que continue, será perfeito, transcorrendo da melhor forma possível, disse Ibiapina.
“Desejamos que as pessoas continuem vindo brincar o carnaval com ânimo em se divertir apenas, curtindo o carnaval com amigos e familiares. E que os pais e responsáveis coloquem em seus filhos uma pulseira indicando o nome e o telefone de contato e que não tragam garrafa de vidro”, orientou o comandante, elogiando a Fiscalização e Postura, que está oferecendo copo plástico para fazer o transbordo do líquido.
Fonte: Secom PMSJB