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Cerca de 50 pessoas, entre elas motoristas e cobradores de vans, realizaram protesto no Centro e em frente à Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira. Segundo eles, o novo formato de transporte coletivo, apresentado pelo município, irá prejudicá-los, já que prevê que eles irão passar a atuar nos distritos e localidades mais distantes da área central. Eles participaram da sessão e uma comissão foi recebida pelo presidente da Casa, Fred Machado (PPS) e demais vereadores. Na noite desta terça, o Legislativo informou, através de nota, que após encontro, uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, 14h, com a presença do presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, para esclarecer todas as dúvidas existentes.
Um representante do grupo, Saulo Nunes, afirmou que a retirada do hoje transporte alternativo do Centro irá acabar com o serviço. Sidney Pereira, também motorista de van, questionou que, se as empresas não conseguiram prestar o serviço por causa dos custos, eles também terão dificuldades. Outro ponto que foi questionado foi a bilhetagem única.
Durante a sessão, Fred ressaltou, antes da tribuna livre, que o projeto do novo sistema de transporte foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. O vereador de oposição Álvaro Oliveira (SD) questionou a afirmação e ressaltou que quem é responsável pela licitação é o Poder Executivo. A fala foi alvo de críticas dos vereadores José Carlos (PSDC) e Genásio (PSC), que lembraram que o sistema foi discutido e votado na Câmara em três turnos.
Em nota, o presidente do IMTT destaca que, no ano passado, houve 10 audiências públicas sobre o assunto, iniciando pela apresentação na Câmara de Vereadores, em julho, e seguindo para as áreas previstas no projeto básico.
"Com esta licitação, este tipo de transporte passa a fazer parte do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Cidade com característica de sistema alimentador. O sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus). Este é mais um importante passo para a implantação do novo modelo de transporte no município, que no ano passado contou com 10 audiências públicas iniciando pela apresentação na Câmara de Vereadores, em julho, e seguindo para as áreas previstas no projeto básico. Com o novo sistema, vans e ônibus deixam de ser concorrentes para atuarem de forma integrada. O IMTT continua aberto ao diálogo para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir".
De acordo com a Prefeitura, a proposta do novo sistema, em fase de implantação, através do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), é integrar transporte alimentador de menor capacidade - como van e micro-ônibus - aos ônibus, em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana. No projeto, através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração, um para cada região integrante do projeto, e todos os terminais contarão com monitoramento e fiscalização do IMTT. Os veículos de menor porte poderão transportar o mínimo de 14 e o máximo de 30 pessoas. A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita através do cartão integração e não haverá nenhum custo adicional para o usuário.
Fonte: Folha da Manhã