quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cirurgia de catarata: novo olhar para 400 pacientes de Campos


Será concluído na próxima semana o mutirão de cirurgias de catarata que acontece desde dezembro, último, no Hospital Beneficência Portuguesa. As cirurgias foram iniciadas pela secretaria municipal de Saúde (SMS), para atender a demanda reprimida de 2018. No total, 400 olhos serão operados, sendo que, 200 foram realizados no primeiro mês e 200 em janeiro e fevereiro. A Beneficência é a unidade contratualizada pela Prefeitura de Campos para esta especialidade. 

No início dos procedimentos, a secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou que as cirurgias seriam realizadas em pacientes já com exames em andamento, o que vem acontecendo.

— Esta foi uma iniciativa do prefeito Rafael Diniz, preocupado com a quantidade de pacientes que necessitavam da cirurgia para melhorar a qualidade visual. Estamos conseguindo viabilizar esses procedimentos devido a emendas parlamentares — destacou.

A aposentada Amarilis Costa Amaral, 66 anos, fez a cirurgia em uma vista há uma semana, passou pelas consultas do pós-operatório e já recebeu alta.

- Estou muito bem e feliz por voltar a enxergar depois de tantos meses. A cirurgia foi ótima, sem dor, a médica e as enfermeiras também são muito atenciosas. Graças a Deus, em breve, voltarei a fazer minhas atividades diárias sozinha - afirmou.

Dona Maria da Glória Dias Menezes, 73 anos, precisou operar as duas vistas e também já recebeu alta.

— Operei a primeira vista no início de dezembro e a outra há uma semana. Estava praticamente sem enxergar e agora vejo tudo normalmente. Estou muito feliz e agradecida aos médicos e a prefeitura por isso. Não senti nenhuma dor nem na operação e nem no pós-operatório. A médica é muito paciente e atenciosa. O importante é fazer o repouso necessário e usar os remédios na hora certa. Minha família me ajudou muito — concluiu.

Além da oftalmologista e coordenadora da alta complexidade do setor, Eliane Brasil, outros quatro médicos compõem a equipe das cirurgias. O município estava com uma espera de aproximadamente 350 pacientes para a realização da cirurgia de catarata.

— A grande maioria dos pacientes já fez a revisão do pós-operatório e estamos na fase final das cirurgias. Nossa equipe está utilizando uma técnica moderna sem pontos, de facoemulsificação — explicou a médica, Eliane Brasil.






Fonte: Supcom