(Fotos: divulgação) |
A Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - superintendências de Comércio, Serviços e Empreendedorismo e de Trabalho e Renda -, faz o lançamento neste sábado, 19, da Feira da Estação, que funcionará todos os sábados, das 7h às 13h, na Estação das Artes Derly Machado.
Na Feira da Estação, o consumidor vai adquirir hortaliças, frutas e verduras diretamente dos agricultores do município; além de lindas lembranças da Feira de Artesanato da Casa Alcimar Simões Bomgosto.
As crianças também terão opção de entretenimento, em espaço amplo com brinquedos diversos. Têm, ainda, delícias como pastel e caldo de cana, tradicionais nas feiras de todo Brasil, churros e outros produtos na Feira de Gastronomia, entre eles frutos do mar, com destaque para o caranguejo.
Esta é mais uma novidade para sanjoanenses e visitantes. Cerca de dez produtores rurais vão participar da feira que vai unir no mesmo espaço, artesãos, agricultores familiares e ambulantes do município, transformando a Estação das artes numa nova opção de compras e lazer para a comunidade.
O projeto envolve, ainda, as secretarias de Educação e Cultura; Turismo, Esporte e Lazer; Transportes e Trânsito; Ordem Pública; são parceiras a Associação Sanjoanense dos Ambulantes (ASA) e a Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto (CAASB).
Feira do Produtor - A Feira do produtor, tradicional no município, ganha reforço durante o verão com a edição em Grussaí durante toda a temporada de férias e, a partir de sábado, 19, seu local de funcionamento na sede do município passa a ser a Estação da Artes Derly Machado, dentro do projeto Feira da Estação.O Programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal Agricultura e conta com aproximadamente 50 agricultores familiares.
Em Grussaí a feira acontece todos os sábados das 7h ao meio dia na Avenida Liberdade, próximo à Igreja de Santo Amaro. São comercializados frutas, legumes e hortaliças da estação, uma opção saudável para o consumidor levar para a mesa produtos orgânicos que vêm direto da roça.
O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, explicou que anteriormente a feira acontecia em frente à Prefeitura, mas a nova proposta é agregar valor ao evento Feira da Estação. “Acreditamos que essa união com os artesãos e ambulantes só vai fortalecer a feira, oferecendo para a população uma nova opção para as compras semanais, unindo duas fortes tradições do município, a agricultura familiar e o artesanato”, contou.
A Feira da Roça também acontece aos domingos no Galpão do Produtor, na BR-356, entre Atafona e São João da Barra, das 6h às 13h. Em Campos dos Goytacazes as feiras são realizadas às terças e sextas-feiras, na Avenida 28 de Março, no Bairro Turf Club, e nos fundos da Rodoviária Roberto Silveira.
As quartas e quintas-feiras acontece a Feira do Porto, das 9h às 13h. O Programa garante aos agricultores uma fonte de renda que permite a manutenção da produção e o sustento de suas famílias durante todo ano.
Fonte: Secom PMSJB