(Foto: Divulgação) |
O programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD) da secretaria municipal de Saúde (SMS) encerra o ano de 2018 com cerca de 11 mil pacientes atendidos. Em média, o programa atendeu a 900 pacientes por mês, no transporte para outros municípios para a realização de tratamentos de saúde.
O TFD é um programa de extrema importância para a população, sendo um instrumento legal que visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem. Pelo Tratamento Fora Domicílio, o paciente é encaminhado por ordem médica a unidades de saúde de outro município, por necessitarem de assistência médico-hospitalar, cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.
Para ter acesso ao tratamento, o paciente ou responsável precisa pegar o processo no TFD, levar para o médico preencher, anexar cópias de identidade, CPF, Certidão de nascimento (se o paciente for criança), laudos médicos, comprovante de residência e cartão do SUS e entregar no Núcleo de Regulação, localizado em frente ao Centro de Saúde.
— O TFD funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. Usamos para o transporte dos nossos pacientes, dois carros pequenos, duas ambulâncias com duas macas cada, duas vans e um micro-ônibus. Mesmo diante das dificuldades financeiras que o município se encontra, procuramos sempre realizar nosso trabalho com qualidade e responsabilidade — destacou a coordenadora do programa, Jacqueline Silveira.
Os pacientes do município são encaminhados, de acordo com o tratamento a ser realizado, para os municípios de Natividade, Macaé, Itaperuna, Petrópolis, Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo.
Para mais informações, o setor disponibiliza os telefones (22) 981.750.901 e (22) 981.751.366
Fonte: SupCom