(Foto: Diário de Petrópolis) |
A última quinta (8) foi marcada por muita chuva e transtornos em toda a cidade. Pelo menos quatro deslizamentos de terra foram registrados, no Meio da Serra, Independência, Siméria e Alto da Serra. Nos dois primeiros, as vias ficaram interditadas, impedindo a passagem de veículos, e nos outros, os deslizamentos ocorreram em residências. Ninguém ficou ferido e os casos estão sendo avaliados pela Defesa Civil.
No Caminho da Jaqueira, onde funcionava a antiga linha férrea, no Meio da Serra, um grande deslizamento de terra bloqueou a passagem de veículos. O caso ocorreu por volta das 7h e não atingiu nenhuma residência. O local já passou por problemas semelhantes, em novembro de 2016, quando o caminho ficou totalmente interditado.
Na ocasião, uma pedra de grande porte caiu a 150 metros da barreira, que já bloqueava a via, e, desde então, moradores da região cobram obras de contenção. Por mais de um ano, as pessoas que moram nas mais de 50 moradias da localidade, além de moradores do bairro Açude, ficaram com o acesso prejudicado, sem passagem de carros, transporte público e caminhões de lixo, até que, em abril deste ano, o local foi desinterditado.
Já no Independência, um deslizamento interditou a Rua Glauce Rocha por volta das 11h. A via é estreita, o que dificulta a retirada da barreira, bloqueando a rua ao longo de todo o dia. A terra atingiu um poste de energia, que deixou os moradores sem luz por cerca de uma hora. Uma equipe da Enel esteve no local à tarde para normalizar a situação.
No Siméria, a Defesa Civil informou ter registrado um deslizamento de terra nos fundos de uma casa, que não atingiu o imóvel, que está abandonado. O caso ocorreu na Rua Manoel Francisco de Paula, um pouco depois de uma padaria da via.
Na Rua Lopes Trovão, no Alto da Serra, a queda de uma barreira fez com que uma residência fosse interditada, preventivamente, pela Defesa Civil.
Petrópolis registrou o maior índice pluviométrico da Região Serrana
Em um período de 24 horas, entre quarta e quinta, foram registrados 130 milímetros de chuva na cidade. Maior índice pluviométrico entre as cidades da Região Serrana, resultando em sete ocorrências, a cidade sofreu com a chuva. Durante todo o dia, agentes da Defesa Civil, Assistência Social, Obras, CPTrans, Comdep e Águas do Imperador focaram as ações no Atílio Marotti, bairro mais afetado pela chuva.
A Defesa Civil permanece em estágio de atenção, já que a chuva continua em algumas regiões da cidade e já que existe previsão de chuva. A orientação é que a população redobre a atenção em função do acumulado, que deixa o solo encharcado. A secretaria possui 55 agentes de plantão para o atendimento aos moradores.
Em caso de qualquer sinal de instabilidade de imóveis ou terrenos, a indicação é ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. Os serviços são gratuitos.
Fonte: Diário de Petrópolis