A inauguração do Oncobeda - Centro Integrado de Oncologia - na quinta-feira, 13, marca uma nova era na área de saúde em São João da Barra. Pela primeira vez os pacientes do SUS, acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, além de particulares e conveniados, poderão realizar o tratamento quimioterápico no município. O atendimento será disponibilizado a partir da segunda-feira, 17.
"Estamos felizes pela demonstração de lealdade do Grupo IMNE em trazer essa unidade que ajudará a melhorar a qualidade de vida, oferecendo mais conforto e uma maior satisfação nesse momento difícil da doença", discursou a prefeita Carla Machado, agradecendo a implantação do empreendimento, que diminuirá o sofrimento dos pacientes no deslocamento para fazer quimioterapia no Oncobeda em Campos, e os gastos com o transporte de pacientes.
Segundo a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, não haverá mais a necessidade de se locomover para receber o tratamento quimioterápico em Campos. "Temos um convênio com o Ministério da Saúde e atenderemos os pacientes sanjanenses com dignidade, respeito e condições de estrutura física e profissional aqui mesmo em São João da Barra", declarou Martha, acrescentando que, desta maneira, eles estarão mais perto dos familiares.
- Através do SUS atenderemos somente na área da oncologia, disponibilizando os serviços de quimioterapia. Já na área privada, a princípio, vamos atender vários convênios em especialidades como oncologia, mastologia, urologia, cirurgia torácica e clínica médica - explicou a diretora administrativa, que trouxe também o Bedalab, com exames de análises clínicas, anatomia patológica, biologia molecular e genética.
Toda estrutura montada conta com funcionários sanjoanenses que atuarão como enfermeiro, técnico de enfermagem, recepcionista, secretária, entre outras funções. "Isso é o nosso compromisso com a população e com a prefeita Carla Machado. Não seria justo trazer funcionários de Campos, pois a proposta é crescer junto com o município", disse Martha, destacando que, de acordo com a demanda, a médio e longo prazo o projeto prevê uma expansão na área de diagnóstico e de outras especialidades.
Os diretores Diogo Neves e André Porto, ambos do Hospital Geral Dr. Beda; a diretora de Comunicação do Grupo IMNE, Gabriela Neves; médicos de diversas especialidades marcaram presença. O vice-prefeito, secretários, subsecretários municipais e vereadores, também participaram do solenidade.