Há exatos 16 anos, no dia 3 de junho de 2.002, entrava em operação a Guarda Civil Municipal de São João da Barra. Atualmente a instituição integra a Secretaria Municipal de Ordem Pública – criada no início da terceira gestão da prefeita Carla Machado – e desenvolve uma série se serviços em prol da população, como zelar pelo patrimônio público, atuar em parceria com as forças de segurança e, ainda, e a realização de atividades junto às unidades escolares do município.
O efetivo possui 50 componentes e, após a realização no município, em 2017, do Curso de Formação e Capacitação do Grupamento Ambiental Municipal (GAM), foi criado o Grupamento Ambiental. Outros grupamentos atuando nos quadros da GCM de São João da Barra são o de Trânsito e de Ações Escolar e Comunitária (Gaec), com integrantes capacitados no curso de formação de Patrulheiros de Ronda Escolar, realizado também em 2017, em Campos dos Goytacazes.
“A Guarda Civil é uma importante instituição dentro da administração municipal e que merece todo o respeito e homenagens ao completar 16 anos de atividades. Procuramos sempre oferecer à Guarda toda estrutura para que possa desenvolver suas atividades e existe uma política de investimento visando sua evolução e aperfeiçoamento”, destacou a prefeita Carla Machado.
Mesmo com o decreto de fundação da Guarda ter sido publicado no dia 11 de junho de 2.002, as comemorações pela fundação da Guarda acontecem em 3 de junho pelo fato de, nesta data, terem iniciados os trabalhos da corporação.
“A Guarda Civil Municipal de São João da Barra atua de acordo com a Lei Federal 13.022, na proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município. São profissionais extremamente dedicados e capacitados para exercer o trabalho exigido pelo cargo”, explica o subsecretário de Ordem Pública e GCM, Marcelo Reis.