(Fotos: divulgação) |
De acordo com a diretora, Silvana Maciel, 78 alunos da rede escolar de todo o município recebem assistência da instituição. O procedimento para os atendimentos parte da escola onde a criança está matriculada, a partir da observação do professor, que encaminha para a equipe técnica, que após uma triagem, direciona para os profissionais do CMAEE.
– O olhar do professor sobre o aluno, assim como a sua prática pedagógica, é fundamental para detectar fatores preponderantes no desenvolvimento cognitivo da criança e quanto mais rápida for averiguação das dificuldades, melhor o andamento dos procedimentos visando à qualidade de vida e do ensino do educando – disse a coordenadora da Educação Especial, Franci Nogueira.
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) oferece atendimentos com psicólogos, fisioterapeutas, musicoterapeutas, arteterapeuta, pedagogos, psicopedagogos, orientador educacional, assistente social e professores especializados em educação especial. A instituição foi criada 13 de dezembro de 2017, por meio da lei 493/2017, e está integrada à Secretaria de Educação e Cultura.
Sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação, a proposta é dar um aparato às unidades escolares, consequentemente às famílias dos alunos com necessidades educacionais especiais, proporcionando meios de acolhimento e tratamento, com acompanhamento específico às necessidades de cada um, relatou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.
Fonte: Secom PMSJB