Mais uma capacitação teve início em São João da Barra com o curso de Confeitaria Fina, no Açu. A aula inaugural foi na última segunda-feira, 4, e a iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Coordenadoria de Trabalho e Renda, e Ferroport (parceria entre a Anglo American e a Prumo Logística).
O objetivo é capacitar pessoas da região do quinto distrito, que já atuam no ramo, fortalecendo a geração de renda. O grupo de 20 alunos é formado, em sua maioria, por participantes do curso de confecção de salgados, realizado em setembro, no mesmo local.
As aulas, ministradas pelo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RJ), acontecem das 14h às 18h e terminam do dia 13 de dezembro, totalizando 32 horas de carga horária. O curso visa aperfeiçoar o trabalho de profissionais ensinando novas técnicas de confeitaria e estratégias para a inserção no mercado de trabalho.
O superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, ressaltou mais uma vez a importância das parcerias, que vêm possibilitando a capacitação em diversas áreas. “Quando a população se qualifica, quem ganha é o Município. Por isso é importante o poder público contar com essas parcerias que visam a capacitação e o treinamento dos nossos munícipes”, destacou.
Durante as aulas os participantes vão aprender receitas de diferentes tipos de tortas, como cheesecake, torta holandesa, red velvet, espatuladas, drip cake, glaçagem e além de técnicas de bico. A professora de qualificação em confeitaria do Senai/RJ, a gastrônoma Flávia Souza, contou ainda que serão apresentadas técnicas de congelamento, armazenamento e princípios básicos de higiene e conservação de alimentos.
Para Eli Ferreira, morador de Mato Escuro, o curso vai possibilitar que ele se torne um empreendedor. “Quero abrir um negócio nessa área e, com esse curso, esse sonho vai estar mais perto de se tornar uma realidade”, contou. O curso está sendo realizado no Restaurante da Denancy, na localidade do Açu.
Também participaram da abertura do curso, a assessora chefe da Superintendência de Trabalho e Renda, Florita Moço, a assistente social, Elisabeth Sãns, o técnico de Educação do Senai, Joel Marcelino, e a analista de relacionamento com a comunidade da Ferroport, Nívia Carvalho. “A proposta da Ferroport é o desenvolvimento sustentável e, junto com o poder público, buscar a autonomia e empoderamento da comunidade”, salientou Nívia Carvalho.