(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoverá na quarta-feira, 20, a partir das 8h, no auditório da Subprefeitura, em Sabonete, quinto distrito, o V Fórum de Inclusão: Um processo construído por todos. O evento acontecerá também na sede do Município, no dia 27 de setembro, no Cine Teatro, no mesmo horário. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://goo.gl/forms/wT7tYFjtgk1OTz732.
Direcionado a todos os profissionais da Educação, o fórum tem como objetivo desmistificar os preconceitos para que a aprendizagem ocorra de fato. "Acreditamos que a inclusão é um processo que se constrói a medida que cada um assume seu papel de responsabilidade social e educacional. As barreiras existem, mas superá -las depende da motivação intrínseca de cada cidadão. A Coordenação de Educação Inclusiva está engajada neste processo, assumindo um olhar voltado para um processo educacional inclusivo e efetivo, onde todos os alunos tenham as mesmas oportunidades," ressaltou a coordenadora de Educação Inclusão, Franciluce Nogueira.
A programação pela manhã constará de apresentações do grupo do programa Mais Educação da escola municipal Manoel Alves Rangel, de Quixaba, e do coral de Libras da escola José Alves Barreto, de Mato Escuro. A psicopedagoga, instrutora de dança e intérprete de Libras, Andréa Marcolino, discursará sobre o tema: Inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, através da dança e da psicopedagogia. Logo após, a coordenação fará uma abordagem do histórico da Educação Especial na rede municipal de ensino.
Retomando os trabalhos, às 14h, haverá uma apresentação sobre o projeto: Caravana da Inclusão: Contribuições na transformação da prática de valores. Em seguida, a especialista em Arteterapia e Executive Coaching Neuro-Semantics, Cristine de Sá, abordará o tema: Neurociência na educação: Contribuições da neurociência no desenvolvimento infantil. O fechamento ocorrerá às 16h, com entrega de certificados aos participantes.
Compromisso com os alunos no que se refere ao atendimento educacional especializado por meio de um trabalho interdisciplinar visando propiciar uma educação de qualidade é a proposta dos gestores escolares.
– O Fórum de Inclusão é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura frente aos desafios de garantir o atendimento educacional previsto em legislação e proporcionar formação continuada aos nossos profissionais. A inclusão é um valor a ser semeado e partilhado em nossas escolas e na sociedade como um todo – frisou a secretária de Educação, Lúcia Siqueira.
Fonte: Comunicação PMSJB