(Foto: Divulgação) |
Com apoio logístico da Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com Hospital Ferreira Machado e o Projeto Vidas sem Fronteiras, a Unidade Móvel do Hemocentro estará efetuando o trabalho de coleta de sangue de pessoas voluntárias em boas condições de saúde, nesta terça-feira, 30, das 9h às 15h, em frente ao Ginásio de Esportes, no Centro.
Segundo a voluntária do Projeto Vidas sem Fronteiras, Rosa Tupiária, o objetivo é suprir o déficit no estoque de sangue do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, que atende toda a região Norte Fluminense. “Os doadores de sangue de São João da Barra não precisarão mais se deslocar para Campos, pois de três em três meses o município receberá a Unidade Móvel do Hemocentro”, informou Rosa, acrescentando que é preciso que a população entenda a importância da doação de sangue para salvar vidas.
Para a subsecretária de Saúde, Keth Miranda, é fundamental conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância deste ato de solidariedade. “Ações como essas serão intensificadas no município visando complementar o estoque de sangue do Hemocentro Regional de Campos”, declarou Keth.
O doador deverá estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto emitido pelo órgão oficial.
Fonte: Ascom PMSJB