O Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense busca resgatar as memórias de fazendas da região, cuja história está atrelada à estruturação de alguns municípios, revelando um pouquinho da formação de um povo, que construiu estradas e ferrovias; contribuiu com a economia brasileira nos tempos áureos do café; bem como teve papel fundamental na organização político-econômica e social do Noroeste Fluminense.
Dentre os objetivos do Circuito, a preservação da história local e todas as suas particularidades, resgatando as origens do povo radicado no interior fluminense. O projeto será realizado no mês de maio, em alguns municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, especificamente, nas cidades de Porciúncula, Miracema, Itaperuna e São José de Ubá, oferecendo – gratuitamente – atividades culturais, oficinas, atrações musicais, brincadeiras voltadas ao público infantil, dentre outras atividades.
PORCIÚNCULA SERÁ O PRIMEIRO MUNICÍPIO A RECEBER O CIRCUITO
Porciúncula será o primeiro município, a receber o Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense. O evento será realizado na Praça da Estação Ferroviária, nos dias 06 e 07 de maio, das 17h às 23h.
O projeto pretende resgatar a história de 19 fazendas do Noroeste Fluminense, sendo elas, Serra Nova, Salgada, São Vicente, São Domingos, Conceição, Bananeiras, Monte Alegre, São José, Ponte Alta, Cachoeira, União, Recreio, Liberdade, Caeté, Santa Inês, Boa Vista, Santa Justa, Santa Cruz e Prosperidade, todas elas foram de fundamental importância para o desenvolvimento da região.
EVENTO GRATUITO E ATRAÇÕES PARA TODA FAMÍLIA
Vale reforçar que o Circuito é um evento gratuito, com atrações para toda a família. Além do resgate cultural, o projeto promove entretenimento, lazer e arte, através de atividades pensadas a fim de transmitir conceitos históricos e culturais para os visitantes. As oficinas de sustentabilidade e oficinas de arte já estão confirmadas.
A criançada terá diversão garantida na Área Infantil SESC, com brincadeiras diversificadas, sob a supervisão de profissionais qualificados. Música de qualidade é a marca registrada do Palco SESC, que abre espaço para os artistas da região.
Outra atração será o vídeo documentário "Circuito Cultural Fazendas Históricas Noroeste Fluminense", produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. Também sob a edição de Eusébio Dornellas, o projeto irá lançar um livro – mesmo título do vídeo – que será distribuído gratuitamente para os visitantes.