(Foto: Divulgação) |
A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, ressalta que o município não registrou nenhum caso de febre amarela e que a imunização teve início neste ano desde janeiro. “Estamos preparados para a vacinação em massa. Vale ressaltar que a população não precisa entrar em pânico porque a vacinação no município é uma medida preventiva. É bom ressaltar também que as pessoas não precisam dormir em filas, nem chegar de madrugada nos postos de vacinação, pois todos serão vacinados”, comentou.
Ela acrescentou que com as 500 doses nos 11 pontos de vacinação serão oferecidos diariamente e, a medida que o Estado liberar mais doses, essa quantidade será ampliada gradativamente. No período de vacinação em massa, as pessoas não precisarão comprovar viagens para área de risco, como estava preconizado na primeira etapa de vacinação.
As novas ações, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, compreendem a antecipação da vacinação para 24 municípios estratégicos, dentre eles Campos. Para a vacinação dos habitantes destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16) para a SES, que fará a distribuição para os municípios. A estratégia foi alinhada durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, e o diretor de Bio Manguinhos, Artur Roberto Couto, na manhã desta quarta-feira (15) na Fundação Oswaldo Cruz.
Como forma de preparação para a vacinação em massa, uma capacitação para todos os técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde de Campos e das salas de vacina foi realizada nos dias 9 e 10. O treinamento aconteceu no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) e teve como objetivo preparar e atualizar os profissionais sobre a questão da febre amarela. Mais de 140 profissionais participaram dos dois dias de capacitação e estão aptos para atuarem nesse período de vacinação em massa.
Fonte: Comunicação PMCG