(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente) |
São João da Barra está em contagem regressiva para o início do Carnaval 2017 – Espalhe alegria como se fosse confete –, que será aberto oficialmente às 21h desta sexta-feira, 24, com uma solenidade no Palco Oficial, seguida de apresentação da Bandinha Pica Pau. Na oportunidade, a prefeita Carla Machado fará a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, decretando o início da festa, elaborada esse ano por meio de parceria com a iniciativa privada.
Já no primeiro dia, os foliões deverão lotar a Avenida do Samba no embalo dos blocos de abadá. Grande novidade neste ano, o bloco “Elymar pra pular”, comandado pelo cantor Elymar Santos, será uma das atrações da noite, que será fechada ao som da banda TB-6. Na praia do Açu, a animação está garantida, a partir das 21h de sexta-feira, com a dupla Régis e Nando e o cantor Dom Américo. Em Grussaí, se apresentam do outro lado da Lagoa, a partir das 21h, a Bandinha Suave Veneno e os grupos Deixa em Off e Pura Simpatia.
Em todas as noites de carnaval, Açu e Grussaí terão atrações musicais. Irreverentes e tradicionais, os blocos de rua também animam o carnaval em Grussaí. Destaque para Boneca Rainha da Ilha, sexta-feira, às 21h; Boneca do Valdir, sábado, às 14h; Bloco do Gordo, sábado, às 15h; Boneco Batoré, domingo, às 16h; Bloco Amigos do Boi, segunda-feira, às 18h; Bloco do Vasco, terça-feira, às 18h. Em Atafona, o Bloco Borracha Fraca desfila no domingo, às 17h, e no Açu, o tradicional Bloco das Piranhas promete arrastar uma multidão na segunda-feira, a partir das 17h.
Na sede do município, os desfiles no sábado de carnaval têm início às 16h, com o Bloco do Zé Pereira. Na sequência, Bloco dos Mascarados e Bloco Sanjoanense. Às 18h30, haverá o Concurso de Mascarados no Palco Oficial, com os blocos retornando a partir das 20h, quando desfilam Mello Folia e Jiripoca. Às 23h30, Dom Américo se apresenta no Palco Oficial e, fechando a programação no segundo dia de folia na Avenida do Samba, Bloco Abalou, seguido de show de Anderson Santos no trio elétrico.
Principais atrações no domingo, as escolas de samba Congos e Chinês desfilam, respectivamente, às 22h e à meia-noite. Antes, a partir das 16h, seis blocos passarão pela Avenida: Banda Maluca, Amigos da Elba, Mulekada, Botafogo, Vasco da Gama e Kamalyão. Entre a passagem dos blocos, às 18h, matinê com a Bandinha Suave Veneno. A cantora Kaká Morsh e a banda Timbalaiê fecham a noite.
A partir das 18h de segunda-feira, blocos carnavalescos voltam a animar a sede do município após a matinê com a Bandinha São João, às 18h. Pela ordem, desfilam: Kebretes e Tilangos, Rubro Negro, Folia não tem Idade (pela primeira vez na Avenida), Raiz, Indianos e Tô ki tô. As atrações musicais serão, a partir das 2h da manhã, Swing Muleke e Swing do B. Encerrando o carnaval na Avenida do Samba, na terça-feira, às 18h, tem matinê de carnaval com Janine Gaia, às 18h, desfiles dos blocos Fluminense, Jovem Folia e reapresentação das escolas de samba Chinês e Congos. Banda Dibobeira e TB-6 encerram a folia no município.
Fonte: Ascom