segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SJB: transporte gratuito, mas ineficiente, gera reclamação

(Foto: Divulgação | Secom)
São João da Barra passou a ter linhas de ônibus municipais no governo Neco (PMDB), já no primeiro ano, em 2013. Não demorou muito, porém, para os problemas aparecerem: redução da frota, não cumprimento de horários, veículos fora do padrão anunciado. Foi então que, mais de dois anos depois, Neco resolveu encerrar o contrato com a primeira empresa e firmar um emergencial com a LKL Transportes. A partir daí, em novembro do ano passado, o transporte passou a ser gratuito. Porém, o número reduzido de ônibus e recorrentes paralisações mostraram que a “emenda foi pior que o soneto”. É de graça, mas quase ninguém pode confiar no transporte municipal. Moradores reclamaram de horários irregulares. Segundo eles, a empresa não estaria cumprindo com horários das linhas. A secretaria de Transportes e Trânsito do município informou que vai apurar junto à empresa se houve algum horário descumprido.

— Tem faltado ônibus em alguns horários e isso gera dificuldades. Esse problema, mesmo que não ocorra todos os dias, atrapalha demais — disse um estudante de 23 anos, que optou por não se identificar.

O secretário de Transportes e Transportes, José Vitor da Silva, informou que verificaria com a LKL se houve algum horário descumprido e que irá dialogar com a empresa sobre o que será feito em relação às reclamações. Ele também informou que não teria recebido queixas de moradores do município nos últimos dias.

— Problema que teve em questão de falta de ônibus, desde abril, quando assumi a secretaria, foi em no final de setembro, quando a LKL paralisou as atividades por conta de uma greve dos funcionários. Antes disso também houve uma paralisação e, como é um serviço essencial, a gente acionou a Justiça e o serviço voltou. Mas há tempos, desde quando eles restabeleceram o serviço, o que deve ter umas três ou quatro semanas, que a gente não está tendo reclamação — disse José Vitor.

O secretário também informou que tem conhecimento de poucos horários descumpridos. “É claro que às vezes falta um horário ou outro, porque arrebenta um carro ou há alguma outra dificuldade que impeça um ônibus de rodar. Mas isso não acontece sempre. Além disso, transporte público tem problema não só em SJB, mas na região e até em todo o país. As empresas também estão passando por dificuldades”, relatou.

Também de acordo com José Vitor, há fiscalização em relação ao trabalho da LKL. “A gente fiscaliza e caso tenha algum tipo de não atendimento a gente entra em contato. Prefiro manter um bom relacionamento e identificar qual foi o problema que fez com que a empresa não cumprisse o horário”, concluiu.

A reportagem tentou contato com o proprietário da LKL Transportes, sem êxito até o fechamento desta edição. A equipe de reportagem também contatou a LKL através do telefone indicado no site da empresa, mas o número é indicado como “inexistente”.







Fonte: Folha da Manhã