(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho virou palco para uma das maiores manifestações políticas desta campanha à sucessão municipal em São João da Barra. Como tradicionalmente acontece no 7 de Setembro de ano eleitoral, os militantes formaram exércitos nas ruas. Divididos entre os que vestem azul e os que vestem vermelho, os grupos político se espalharam no Centro, em uma disputa tão acirrada como nos dias de folia, quando a rua vira a Avenida do Samba e recebe os desfiles das escolas de samba Congos e Chinês. Entretanto, se nos desfiles carnavalescos não existem jurados, nessa quarta-feira a fiscalização foi intensa por parte da Justiça Eleitoral.
Seis fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acompanharam de perto a movimentação. A equipe contou, ainda, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Os incidentes serão contabilizados esta quinta-feira (8). Mesmo com o feriado, o cartório da 37ª Zona Eleitoral trabalhou com todo efetivo.
Provocações de ambas as partes, vaias e gritos de apoio aos seus respectivos candidatos eram constantes. Ao término do desfile de cada instituição ou escola, os militantes de Carla Machado (PP), de vermelho, e Neco (PMDB), de azul, tomavam a rua principal. O momento mais tenso foi no encerramento. Partidários dos dois grupos se concentraram em frente à praça São João Batista e tinham que se deslocar para o ponto de concentração dos seus atos políticos agendados para essa quarta.
Em caminhada com um grande número de adeptos, os integrantes do “mar vermelho” seguiram para o Calçadão, onde foi inaugurado o “comitê da Juventude”. Carla e seu vice, Alexandre Rosa (PRB), entraram em uma arena de debates, onde foram sabatinados pelos membros do seu grupo político sobre o planejamento de gestão, caso sejam eleitos.
Os integrantes do “mar azul” se concentraram no comitê do PMDB e seguiram em caminhada com Neco, a sua vice, Tininha (PMDB), e candidatos a vereadores da coligação. Os dois grupos políticos voltaram a se encontrar, bem no meio da avenida. Houve mais uma vez provocações de ambas as partes.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto | Pense Diferente