(Foto: Divulgação) |
Depois de permanecer à deriva na bacia de Campos pelo menos desde o dia 19 de julho, causando riscos ao meio ambiente, o navio Recife Star afundou no domingo - segundo informação da Marinha Brasileira. A embarcação de 9 mil toneladas e 130 metros de comprimento está submersa em águas rasas de, aproximadamente, 20 metros de profundidade. O naufrágio aconteceu 40 dias depois de ter deixado o Porto do Rio de Janeiro rumo à Índia.
No dia 19 de julho, a 20ª Vara Federal do Rio de Janeiro deferiu liminar determinando a remoção do navio que oferecia risco à segurança de outras embarcações e de plataformas de petróleo. O prazo para a remoção dado foi de 48 horas, sob pena de multa diária limitada ao teto de R$ 300 mil. O navio só foi afundar sozinho 20 dias depois.
O navio Recife Star foi comprado pela African Gulf, dos Emirados Árabes. Entretanto, o cabo do rebocador da Kadmos Agência Marítima e rompeu, deixando o navio à deriva no mar territorial, na altura da Bacia de Campos. A African não retirou a embarcação porque contraiu dívidas no país no valor de R$ 2 milhões.
A Marinha e a Justiça devem determinar uma data para que o navio seja retirado pela African Gulf.
Fonte: Terceira Via