(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O ex-prefeito Betinho Dauaire (PR), que concorreu sob liminar na eleição de 2012 devido a problemas no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), entrou com 03 processos contra o atual Prefeito José Amaro Martins de Souza - Neco (PMDB), além do Vice-Prefeito Alexandre Rosa, a ex-Prefeita Carla Machado, o ex-Vice Prefeito Dodozinho, os vereadores Alex Firme, Ronaldo da Saúde e Elisio Motos, e à época os pré-candidatos Renato Timotheo, Alex Valentin, Tino Ticalú e Silvana de Grussai. Além disso, Betinho Dauaire, filiado ao Partido da República (PR) que tem como liderança Garotinho, tem a expectativa de que todas essas pessoas fiquem inelegíveis, principalmente a ex-prefeita Carla Machado que detém, segundo pesquisa eleitoral registrada recentemente, 80% da preferência dos votos válidos da população de São João da Barra.
Apesar da pré-candidata Carla Machado estar apta a concorrer e ter no momento todas as certidões necessárias para concorrer ao cargo de Prefeita de São João da Barra nessa eleição, os adversários contam com uma reviravolta política caso os processos que Betinho, o PR e partidos aliados entraram contra o grupo que à época apoiava Neco, tenham um desfecho desfavorável.
Recentemente ocorreu na 37ª Zona Eleitoral, duas audiências para oitivas de testemunhas, onde 02 das testemunhas de acusação, Jakson Meirelles e Arlindo Ribeiro Junior afirmaram que toda a Operação Machadada não passou de uma armação para tirar a eleição de Neco e de alguns vereadores da sua coligação. Caso o Juiz Leonardo Cajueiro dê sentença desfavorável ao grupo da ex-prefeita Carla Machado, caberá recurso em 2ª Instância no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e em 3ª Instância no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
BETINHO DIZ NÃO A NECO - Betinho Dauaire (PR) disse não a Neco e alegou que decidiu não ser pré-candidato a vice-prefeito na chapa governista. Além disso, o ex-prefeito defende uma candidatura própria do Partido da República nas eleições deste ano em São João da Barra.