quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

IPÊS - AMARELOS SÃO PLANTADOS EM PETRÓPOLIS PARA HOMENAGEAR OS 190 ANOS DE D.PEDRO II


Na manhã desta quarta -feira(2), a Academia Brasileira Ambiental de Letras, a Abal, promoveu o plantio de mudas de ipês-amarelos no canteiro em frente ao Obelisco. A data foi escolhida para homenagear os 190 anos de nascimento do Imperador Dom Pedro II, que foi o precursor das causas ambientais no Brasil e é o patrono da entidade. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esteve presente e doou 200 mudas da planta. 

A primeira muda foi plantada por um funcionário da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e as demais foram pelos membros da Academia. A ideia da plantação foi do advogado Sidônio Fernandes, que há anos luta pelas causas ambientais em Petrópolis. O também membro da Abal, que já plantou cerca de 7.600 mudas, contou que a ideia surgiu sem muitas explicações e falou sobre a escolha da data. “A ação foi para marcar o aniversário de Dom Pedro II, mas a ideia caiu do céu”, brinca. 

O presidente da Academia, Francisco Vilardo, falou sobre a importância da ação. “Precisamos conscientizar o mundo e o caminho para disseminar a ideia é a divulgação. No entanto, esse é o nosso compromisso para que as pessoas se conscientizem a cuidar do meio ambiente. A árvore recompõe a atmosfera que o homem respira e o ipê é uma planta apontada como símbolo nacional, já que podemos encontrá-lo do Oiapoque ao Chuí”, conta.

Francisco ainda contou sobre a importância de Dom Pedro II ser o patrono da Abal. “Ele trouxe o conceito de preservação para o Brasil e mandou plantar uma floresta em cafezais da Tijuca. Foi o primeiro ambientalista notório que o país teve e em 1876 inaugurou o primeiro instituto de estudos de parasitologia”, afirmou. 

O também membro da Academia, Roberto, falou sobre o valor do gesto. “Só começamos a nos dar conta da realidade quando ela bate a nossa porta. Petrópolis sofreu recentemente com a falta d'água. Não podemos mudar o mundo sozinhos, mas onde nossa mão alcança o reflexo é abrangente”, aponta.




Fonte: Tribuna de Petrópolis