(Foto: Ralph Braz) |
A paciente de 90 anos, que estava internada com suspeita de H1N1, no Hospital Escola Álvaro Alvim, morreu no último dia 29. A Direção de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Campos, informou ao Campos 24 Horas que somente foi notificada do óbito na noite desta terça-feira (2). A Secretaria de Saúde vai notificar ao hospital pela informação tardia, já que as notificações devem acontecer diariamente, e continua aguardando os resultados dos exames enviados ao Lacen-RJ.
A cobertura da Campanha Nacional de Vacinação ainda está baixa, cerca de 60% do público alvo vacinado. Por isso, a partir da semana que vem, a vigilância continuará a oferecer a vacina da gripe como campanha nos postos de saúde.
Ainda não há evidências da circulação do vírus H1N1 linhagem suína, os exames tem mostrado a presença do vírus influenza sazonal. No momento, a situação da circulação dos vírus influenza é tranqüila, predominando a influenza sazonal.
Se o caso for confirmado como H1N1, será o quinto caso de influenza deste ano, primeiro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (uma forma mais severa que tem como uma das causas a influenza). Os outros quatro casos foram confirmados (sem óbito). No ano de 2014 também não teve óbito por Influenza, e foram confirmados 21 casos.
Aos familiares, a recomendação do Ministério da Saúde é manter os cuidados de higiene e vacinação para os grupos específicos. Na paciente de 90 anos, foram recomendados exames a partir de swab de naso-orofaringe, a Imunofluorescência indireta e o PCR-RT em tempo real.
Fonte: Campos24horas