Trinta fotografias que retratam aspectos de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, compõem a exposição 'O Cotidiano', inaugurada na manhã desta sexta-feira (6) no Centro Cultural Estação Nogueira (CCEN). A mostra revela percepções e ângulos diferenciados da rotina petropolitana clicados pelo fotógrafo Marco Oddone como uma forma de homenagear a Cidade Imperial, que completa 172 anos no próximo dia 16 de março.
A exposição traz uma visão pessoal do fotógrafo carioca, que há três anos atua como fotojornalista em um veículo impresso do município serrano. Segundo ele, a inspiração partiu de aspectos intrigantes da cidade, como a plástica, a arquitetura e a bela atmosfera que ele denomina de “Euro Petrópolis”, e observa entre uma foto e outra durante o trabalho.
“Quando saio da redação para fazer uma matéria, vou com o foco pré-determinado e logo que consigo atingir o objetivo, meu olhar se volta para situações e locais que minha retina detecta. Assim, vou fazendo parte do meu material pessoal”, conta.
Cenas, natureza, ângulos de contruções e os elementos dentro dessas cenas atraem as lentes da câmera de Oddone, que deixa a própria inspiração comandar os cliques.
“Tudo depende do momento e da conexão do fotógrafo com esse momento”, pontua. As 30 imagens em preto e branco compõem um vasto acervo do profissional, divulgado na sua página da rede social. Em grande parte das imagens expostas na mostra, Oddone foca as particularidades do Centro Histórico.
A mostra 'O Cotidiano' tem entrada franca e ficará em cartaz até o dia 29 de março. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Nos domingos e feriados o espaço funciona das 9h às 13h. A classificação é livre. O CCEN fica na Avenida Leopoldina nº 317, na Praça de Nogueira.
Fonte: G1