(Fotos: Ralph Braz) |
O povo de São João da Barra sempre foi passional. No Carnaval, a rivalidade é entre Congos e Chinês; no futebol amador, Sanjoanense e Fluminense… e na política, os famosos “abelhas” e “marimbondos”. Como a natureza vive em metamorfose, em SJB o processo é acelerado e quem um dia é abelha, no outro é marimbondo. No fim, ninguém dúvida que possam estar todos na mesma colmeia ou no mesmo vespeiro. No entanto, a antiga política da “foice e facão”, do confronto direto (sem agressão física), de discussões intensas nas quais as pessoas ficavam sem se falar, deu lugar a outro método: a guerra virtual.
No Facebook — que virou terra sem lei, onde todo mundo fala o que quiser sem se preocupar com as consequências — o prefeito Neco (PMDB) entrou em duas questões polêmicas somente nesta semana. Primeiro foi afirmar que exonerou pessoas sem comprometimento com o governo e acostumadas em “vantagens e desvios” (aqui), além de retrucar sucessivas denúncias publicadas por um site de notícia local, afirmando que o proprietário do veículo de comunicação teria tentado chantageá-lo para não publicar esse tipo de matéria.
Quem também entrou na briga foi a ex-prefeita Carla Machado (PT), citada na postagem do prefeito, além de estar ilustrando a publicação, numa foto com o proprietário do site. Carla ainda cita valores que outros veículos de comunicação estariam recebendo para divulgar somente notícias “positivas” do governo.
A “guerra” está tomando proporções maiores e a adesão não só de defensores do governo ou da ex-prefeita, como também de Blogueiros, jornalistas e radialistas. 2016 é logo ali, mas até as eleições chegarem, tem muita água pra rolar em SJB.
Movimento “Fora Neco” — Também pelas redes sociais, um movimento tem sido organizado para pedir a saída de Neco da Prefeitura de São João da Barra. Neco afirmou que o movimento seria “orquestrado” pela ex-aliada, hoje rival, Carla Machado. Uma reunião está prevista para este sábado, na praia do Açu. O local, estrategicamente escolhido, é reduto eleitoral do prefeito.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto