(Foto: Ralph Braz) |
Apesar de diversas campanhas educativas em defesa ao meio ambiente, como a prática para a plantação de árvores e plantas, na manhã desta quarta-feira (11), quem passava pela rua Rovenil Rodrigues Moraes, na Pelinca, se deparou com um fato contraditório. Uma empresa, que trabalha para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou o corte de uma árvore do tipo Ficus, de sete metros de altura, sem apresentar o laudo que justificasse a necessidade corte.
A médica Marcele Caldas, de 35 anos, mostrou sua insatisfação com o ocorrido. Segundo ela, um morador do local teria solicitado a retirada da árvore alegando que folhas estariam caindo em sua residência e causando o desnível na calçada. “Essa árvore está aqui desde que nasci, acho um absurdo o que fizeram. Quando fui perguntar se a empresa tinha o laudo que apresentasse motivos reais para a retirada, eles me disseram que estava no escritório. Essa atitude é totalmente contraditória as campanhas da prefeitura. O que deveria ser feito eram manutenções e podas preventivas para evitar esse tipo de situação, que é totalmente prejudicial ao meio ambiente", disse Marcele.
Segundo funcionários da empresa, a retirada da árvore foi solicitada pela SMMA, e a função deles seria apenas de realizar o que foi instruído pela mesma, por isso eles não teriam o laudo com a justificativa. “Um fiscal da SMMA já esteve aqui e constatou que ela realmente precisava ser removida. Ela está com risco de cair e ocasionando desnível na calçada, além de estar com incidência de cupins. A nossa empresa trabalha há quatro anos com poda, remoção e tratamento de árvores, a serviço da prefeitura. Infelizmente, às vezes a árvore chega ao ponto em que não se dá mais para salvar, como é o caso desta”, informou o Técnico de Agricultura da empresa.
Ainda segundo funcionários, a localização da árvore seria imprópria para esse tipo de região. “Ela é uma árvore exótica e de grande porte. Ambientes como ruas, calçadas, próximos a muros e fiações elétricas não são adequadas para esse tipo de árvore. Ela é apropriada para ambientes abertos, como campos e terrenos grandes”, informaram.
Fonte: Folha da Manhã