Quem se candidatou a uma vaga nas unidades estaduais de ensino precisa ficar atento às próximas etapas. O Governo do Estado vai divulgar, no dia 22 de dezembro, a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviada mensagem eletrônica para os candidatos que tiverem cadastrado corretamente o número do celular. A primeira fase da pré-matrícula encerrou na segunda-feira (01). De 6 a 12 de janeiro será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, assim como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis na área ‘Consulte sua Inscrição’, do site oficial www.matriculafacil.rj.gov.br Crianças e jovens que não conseguirem se matricular neste período, terão uma nova chance entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2015.
O segundo momento da pré-matrícula irá acontecer entre 22 a 26 de janeiro, sendo o primeiro dia exclusivo para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não se inscreveram ou não confirmaram a reserva de vagas.
De acordo com dados da secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), o órgão recebeu mais de 185 mil inscrições. Este ano, a procura por uma vaga na rede estadual de ensino superou a do ano passado, quando 177 mil candidatos se cadastraram. Deste total, 11,18% são inscrições de alunos oriundos da rede particular. No mesmo período, em 2013, o percentual foi de 10,32%. “Entre os principais critérios para seleção está o zoneamento, que orienta o aluno a procurar a escola mais próxima da sua residência ou do trabalho dos pais”, disse o secretário de Educação Wilson Risolia.
Ainda de acordo com o calendário de 2015, o ano letivo dos alunos campistas começará no dia 9 de fevereiro de 2015. Já para os professores que compõem a rede, o ano letivo se inicia no dia 4 de fevereiro, com o planejamento anual. O encerramento do ano letivo de 2015 está previsto para 22 de dezembro, com o recesso escolar para os estudantes de 18 de julho a 2 de agosto.
Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá utilizar o laboratório de informática das escolas da rede.
Fonte: Folha da Manhã