(Foto: Ralph Braz) |
O primeiro dia útil da semana começou com menos ônibus circulando pela cidade de Campos. Os rodoviários iniciaram a greve às 0h desta segunda-feira (29), por tempo indeterminado. Pela manhã, pontos de ônibus de alguns bairros estavam tranquilos, porém no terminal da beira-rio, no Centro, a área reservada a várias linhas teve bastante movimento de passageiros à espera de condução.
O sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campos, Setranspas, entrou com ação no Tribunal de Justiça do Trabalho pedindo pela ilegalidade do movimento e, embora o órgão ainda não tenha julgado, concedeu liminar determinando que a frota circule com 60% — na semana passada, a Procuradoria da Prefeitura de Campos tinha conseguido liminar para manter 40% dos ônibus. “O Setranspas reitera a decisão de manter 100% da frota à disposição para que o serviço seja prestado à população”.
O presidente do sindicato dos Rodoviários, Roberto Virgílio, afirmou que a entidade entrará com embargo pedindo a redução da frota para 30%, com base na lei de greve. Ele informou também que somente duas empresas não participam da greve: Campos Tur e Brasil, já que os respectivos donos teriam reajustado os vencimentos de seus funcionários. Ainda de acordo com Virgílio, hoje haverá duas reuniões com a categoria: às 14h e 19h30, na sede da entidade.
Fonte: Folha da Manhã