A Câmara de Vereadores de Campos realiza no dia 5 de agosto, na reabertura dos trabalhos legislativos, solenidade de inauguração da estátua em homenagem ao ex-presidente da República, o campista Nilo Peçanha, a partir das 15h.
O monumento em bronze, de um escultor de Niterói, tem tamanho natural e ficará próximo às escadarias do prédio, que tem o nome de Nilo.
(Foto: Ralph Braz) |
No mesmo dia haverá sessão solene para entrega da “Medalha Cidade de Campos”.A honraria será concedida ao padre José Gualandi, ao Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e a livraria e papelaria Ao Livro Verde, que completou 170 anos no dia 13 de junho, sendo a mais antiga do Brasil.
Segundo o diretor de Multimídia e Cultura da Câmara, Wilson Heidenfelder, várias autoridades foram convidadas para a inauguração da estátua, entre elas, as lojas maçônicas, já que Nilo Peçanha foi maçon.
“Teremos também um vernissage sobre Nilo Peçanha no hall da Câmara, com fotografias e objetos que pertenceram a ele. Essas peças serão cedidas à Câmara por meio de uma parceria com o Museu da República, no Rio”.
Wilson lembra que o resgate histórico e a promoção da cultura, aliados à transparência, integram a filosofia de trabalho do presidente da Câmara, Edson Batista. “Dr. Edson e os demais vereadores estão homenageando um dos maiores estadistas do país”, disse ele, destacando que Nilo foi também deputado da Assembleia Nacional Constituinte em 1890 e deputado federal pelo PRF entre 1891 a 1903, elegendo-se senador nesse último ano.
Fonte: Ascom Câmara