(Fotos: Ralph Braz) |
Os pacientes da rede pública de Campos, estão preocupados com a falta de medicamentos de uso contínuo e por se tratar de uma ano eleitoral. Um dos medicamentos que estão em falta na rede é a insulina Lantus, do qual portadores de Diabetes Mellitus fazem uso diário e que é responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue).
Além da insulina, está em falta as lancetas para medição de glicose no sangue dos portadores de Diabetes. Abaixo relato de uma paciente diabética em busca de fitas glicêmicas.
" Estou desesperada pois estou precisando de lanceta e fita para medir a glicemia o que faço 3 vezes ao dia. Fico ligando para saber quando vai chegar, já que fica difícil ir lá todos os dias, moro longe e tenho que trabalhar. A resposta é que não sabem quando vai chegar. Por favor vê se você pode me ajudar.
A. F. M. M.".
A resposta dada aos pacientes por funcionários da prefeitura é que a insulina e as lancetas irão chegar esta semana, só que ao retornar escultam a mesma desculpa.
No site da prefeitura, a notícia é bem diferente da realidade encontrada por pacientes que vão há busca de medicamentos na rede pública de saúde. Lembro que além de insulina, lancetas, faltam medicamentos básicos como losartan, thioctacid 600HR, entre muitos outros, que se fosse citar todos aqui ficaria, extenso e cansativo, e para finalizar até medicamentos que são de ordem judicial não são entregues.