As constantes falhas no fornecimento de energia elétrica nas localidades de Degredo, Cajueiro e Rua Nova (Amparo), em São João da Barra, levaram a Câmara de Vereadores a ingressar uma representação contra a concessionária Ampla no Ministério Público do município, o que foi feito na tarde desta quinta-feira (13/02), pessoalmente pelos parlamentares.
Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira Filho, a medida foi tomada porque o problema tem virado rotina nessas localidades onde os moradores têm ficado sem luz durante várias horas por dia, e, em alguns casos, por até três dias.
Na representação, a Câmara solicita que seja instaurado Inquérito Civil Público objetivando apurar os fatos e, após encerramento do procedimento preparatório, que seja deflagrada uma Ação Civil Pública apta a cessar as práticas abusivas cometidas e reparar o dano coletivo causado.
“Estamos trabalhando nessa cobrança à Ampla há bastante tempo. Buscamos entendimento através de ofícios e ligações telefônicas, realizamos uma audiência pública em abril do ano passado aqui na Câmara, mas como nada surtiu efeito, resolvemos procurar outros caminhos através da justiça”, explicou Aluizio Siqueira.
A falha no fornecimento de energia tem gerado prejuízos não só em relação aos alimentos no refrigerador e utilização de eletroeletrônicos, mas para a própria saúde da população que se vê impedida de utilizar aparelhos de ventilação, essenciais no verão. Restaurantes, pousadas, supermercado e pacientes em tratamento home care também reclamam da situação.
Fonte: Secom