Agentes da Secretaria dos Direitos do Idoso e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizaram nesta sexta-feira (8), no Terminal Luiz Carlos Prestes, no Centro, uma fiscalização para coibir o desrespeito aos idosos.
Ao todo, 15 ônibus de várias empresas foram multado, porque não estavam cumprindo a determinação da Portaria Municipal 018/2013, que determina que 15% dos assentos dos coletivos sejam reservados e identificados para pessoas com idade acima de 60 anos. Cada veículo recebeu multa de R$ 340,76. A fiscalização continua às 14h, na Rodoviária Roberto da Silveira.
Dos 15 coletivos multados, um também foi multado em R$ 851,90 por restrição de acessos dos idosos, conforme determina a Portaria Municipal 90/2009. Outro foi apreendido, devido ao vencimento do certificado de vistoria e rebocado para um depósito municipal.
O secretário dos Direitos do Idoso, Gilson Gomes, observou que os assentos estavam com os encostos pintados de amarelo e vermelho, o que não caracteriza a reserva e a identificação dos 15% para os idosos. Segundo ele, alguns ônibus tinham a reserva e a identificação dos 15% dos assentos, mas não apenas para os idosos, como também para as gestantes, obesos, pessoas com bebê ou criança de colo e pessoas com deficiência. “A portaria é clara: os 15% dos assentos têm que ser reservados apenas para os idosos”, ressaltou.
Para a aposentada Izélia Maria Rodrigues, 78 anos, esta fiscalização deveria acontecer todos os dias. “O que fazem com a gente é um absurdo. Já fiquei em pé várias vezes no ônibus, porque não tinha um lugar reservado para mim”, afirmou.