"O papa vai embora e lhes diz 'até breve', um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!" Foram as últimas palavras públicas de Francisco em solo brasileiro, muito aplaudidas. Às 19h30, ele parte no avião da Alitalia, da base área do Aeroporto do Galeão para o Aeroporto de Roma, onde sua chegada está prevista para as 11h de segunda-feira.
Francisco volta a falar jos e para os jovens, a quem chama de "protagonistas desse grande encontro". O papa diz ter certeza de que eles, que chegaram como discípulos, partirão agora como missionários. "A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro", continua ele, que diz nutrir "uma esperança imensa" nos jovens do Brasil e do mundo. "Através deles, Cristo está preparando uma nova primavera em todo o mundo."
O pontífice continua agradecendo "o acolhimento e o calor da amizade" demonstrados. "Também disso começo a sentir saudades", enfatiza. Ele diz obrigado, também, às autoridades, aos bispos que o receberam, aos voluntários da Jornada Mundial da Juventude e todos os demais envolvidos em sua visita - incluindo a imprensa. "Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou outro, souberam atender às necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!"
Fonte: Veja