quarta-feira, 13 de março de 2013

EM SJB, CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ACONTECE NESTE SÁBADO

(Foto: Ralph Braz)

Quem possui cães e gatos em casa não pode deixar de levar o bichinho de estimação para tomar a vacina contra a raiva, no posto de vacinação mais próximo a sua residência. Em São João da Barra a vacinação acontece no próximo sábado (16), dia nacional da campanha.

A vacinação será feita das 8h às 17h, nos seguintes postos: EMATER, Núcleo de Controle e Zoonoses, CIEP de São João da Barra, E. M. Nova São João da Barra, UMS Atafona, E.M. Carrapicho, Praça do Meirelles, Bar do Pomada, Posto de Combustíveis – Grussaí, Creche de Grussaí, E.M. Lagoa, PSF Grussaí, U.M.S. Palacete, U.M.S. Mato Escuro , Subprefeitura de Sabonete, PSF Açu, U.M.S. Quixaba, Creche de Cajueiro, Escola de Degredo, UMS de Barcelos e Praça São João Batista de Barcelos.

A campanha é uma realização da prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental.

Entenda porque é importante vacinar seu animal – A raiva é uma doença infecciosa causada pelo vírus lyssavírus, que atinge apenas os mamíferos, incluindo o homem. A transmissão acontece através do contato da vítima com a saliva do animal infectado pelo vírus. O vírus penetra o organismo humano pela pele ferida por mordidas ou arranhões ou pelo simples contato com as mucosas.

Nos animais domésticos, a raiva se manifesta por sintomas como: mudança de comportamento, salivação em grande quantidade, paralisia dos membros traseiros e aversão à luz. Nos humanos, também podem ocorrer os mesmos sintomas, além de febre e alterações neurológicas que levam, posteriormente, a uma confusão mental e ao estado de coma seguido de morte.

Nas zonas urbanas, os transmissores mais frequentes da raiva são cães e gatos, por viverem em contato com o homem. A doença também pode ser disseminada por animais como morcego, macaco, raposa e guaxinim.


Fonte: Ascom São João de Barra