O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, morto nesta quarta (5), aos 104 anos, começou a ser velado na tarde desta quinta (6) no Palácio do Planalto, em Brasília. Políticos e autoridades, entre eles a presidente Dilma Rousseff, se despediram do arquiteto ao lado de familiares, que foram à capital federal em avião cedido pela Presidência da República.
foto: Fernando Bizerra JR |
Das 16h às 20h, o velório fica aberto ao público. Centenas de pessoas fazem fila para ver Niemeyer.
Coroas de flores enfeitam o salão do segundo andar do Palácio do Planalto. A coroa de rosas brancas "ao querido amigo" foi mandada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Também mandaram flores os governos do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a União Nacional dos Estudantes, a Universidade de Brasília e a embaixada da Bolívia, entre outras.
Foto: Antônio Lacerda |
Niemeyer deve voltar ao Rio ainda na noite desta quinta, quando está marcada uma cerimônia fechada para familiares e amigos a ser realizada no Palácio da Cidade, uma das sedes da Prefeitura do Rio.
Na manhã de sexta-feira, o velório carioca será aberto ao público. A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro informou que o sepultamento do arquiteto Oscar Niemeyer está previsto para começar por volta das 17h30 desta sexta (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio.
Fonte: Folha de São Paulo