sábado, 25 de agosto de 2012

MORRE NEIL ARMSTRONG, PRIMEIRO HOMEM A PISAR NA LUA




O astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morreu neste sábado (25) aos 82 anos. A morte foi informada à imprensa dos Estados Unidos pela família do astronauta, que emitiu um comunicado. "Neil Armstrong relutava em ser um herói americano. Ele acreditava que estava apenas fazendo seu trabalho", diz trecho do texto. 

No começo do mês, Armstrong passou por uma cirurgia no coração para desobstruir uma artéria coronária. Segundo os familires, a morte é decorrente de complicações da cirurgia. 

Armstrong tinha 39 anos quando comandou a tripulação da nave Apollo 11. Ao lado do também astronauta Edwin Buzz Aldrin, ele caminhou na Lua por quase três horas, no dia 20 de julho de 1969, vinte minutos após a nave aterrissar no satélite natural da Terra. 



Durante o ato, realizado no auge da Guerra Fria, o astronauta americano disse a célebre frase: "Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade."


BIOGRAFIA 

Neil A. Armstrong nasceu em Wapakoneta (Ohio) em 5 de agosto de 1930 e ingressou na carreira de astronauta no Estado de Ohio. 

Após trabalhar como aviador naval (entre 1949 e 1952), Armstrong passou a trabalhar na Naca, órgão que precedeu a Nasa. Nos 17 anos seguintes, ele trabalhou como engenheiro, piloto de teste, astronauta e administrador da Nasa. 

Em 1966, o astronauta também participou da missão Gemini 8 como comandante. Esta empreitada foi a primeira em que foi realizada com o sucesso o emparelhamento de dois veículos no espaço com sucesso. 

Após a missão Apollo 11 e toda a repercussão da missão, Armstrong saiu da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e dedicou-se a dar aulas de engenharia especial na Universidade de Cincinnati até 1979.



Fonte: UOL