O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (27) duas medidas importantes para os próximos dias. Ele convocou um colégio de líderes para a próxima segunda-feira (1º), quando terão início as discussões sobre os 12 projetos enviados pelo governo estadual.
Além disso, informou que no dia 10 de setembro será assinado o acordo para o chamamento dos concursados da área de segurança de 2024, em consenso entre a Alerj, o governo e o Ministério Público do Rio (MPRJ).
Segundo Bacellar, a reunião com os líderes partidários será conduzida a partir de pareceres prévios da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), a fim de acelerar a tramitação.
“Sempre fizemos essas discussões a partir do diálogo para que seja bem debatido, pois não são projetos simples. Já estava programado e fiz reunião com a CCJ para trazer para cá já pelo menos com voto lá da comissão. Já está dando muita polêmica alguns textos e sabemos que muitos serão emendados”, afirmou.
Chamamento de concursados
No plenário, Bacellar também confirmou a data da assinatura do acordo que permitirá a convocação dos aprovados no concurso da segurança realizado em 2024. Ele destacou o esforço conjunto das instituições para alcançar a decisão. “O trabalho que vence é o trabalho de todos, em equipe, não de um só. Dia 10 a gente vai estar, mais uma vez, comemorando porque quem precisa comemorar são os aprovados que estão há anos nessa luta”, disse.
A notícia foi celebrada por parlamentares. Rodrigo Amorim (União Brasil) e Luiz Paulo (PSD) ressaltaram a importância do desfecho. Luiz Paulo agradeceu ao procurador da Alerj, Robson Maciel, pela atuação no processo.
Expectativa para debates
Bacellar lembrou ainda que sua eleição por unanimidade como presidente da Casa se deve à disposição para o diálogo. Ele disse acreditar que esse mesmo espírito será determinante tanto para a condução dos projetos de lei do Executivo quanto para a consolidação do acordo que beneficia os concursados.