Na abertura oficial, a Diretora Executiva do RIW, Bruna Reis, destacou que a edição deste ano amplia espaços com a proposta de estimular novas ideias. “Conectamos mundos diferentes, o local e o global. Colocamos lado a lado um prêmio Nobel da Paz e um influenciador, uma atleta olímpica e um ativista indígena, um músico e um especialista em inteligência artificial. Toda essa multiplicidade intelectual serve para descobrir o que pode nascer desses encontros. Aqui temos música, arte, ciência, network, movimento de ideias e de negócios. Queremos que o público saia com novas ideias na cabeça”, afirmou.
![]() |
Os números do evento foram apresentados pelo presidente do comitê organizador do RIW, Fábio Queiróz. “A consolidação do Rio de Janeiro como polo de tecnologia e inovação é uma realidade. Nosso papel é compreender o avanço da tecnologia através de um olhar ético. O ser humano precisa estar no comando, respeitando a privacidade. As empresas presentes devem manter essa visão. Nossa bússola é não esquecer o passado, viver e se adaptar ao presente e olhar para o futuro”, disse.
Nessa linha, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a prefeitura se tornará investidora-anjo de startups que desenvolvam serviços digitais para facilitar a rotina dos cidadãos. “Queremos colocar o Rio na rota global da tecnologia para melhorar a vida da nossa gente”, afirmou. Paes também adiantou que o RIW será palco de uma experiência para que empresas testem tecnologias de forma livre, buscando soluções para trazer inteligência urbana à cidade.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a expectativa para este ano é movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios. “Nossa missão é transformar o potencial que o Rio de Janeiro tem em uma marca forte, reconhecida e valorizada no mundo inteiro. O RIW é a prova de que podemos empregar o que temos de mais genuíno e traduzir em oportunidades, negócios e conexões globais. Na nossa gestão, a inovação é uma busca constante. Hoje, temos orgulho de ocupar o segundo lugar no ranking dos estados mais digitais do Brasil e de termos conquistado, neste ano, o Prêmio de Inovação em Gestão Pública”, destacou.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de secretários estaduais e municipais, além de parceiros e apoiadores da conferência. O evento, que acontece até sexta-feira, 15, reúne especialistas globais, executivos de grandes empresas, representantes do poder público e acadêmicos para discutir como a inteligência artificial pode transformar setores inteiros, da saúde ao marketing, com ética, inovação e impacto social.
Serviço
RIO INNOVATION WEEK 2025
Quando: 12 a 15 de agosto de 2025
Onde: Pier Mauá- Rio de Janeiro- Brasil –
AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO | RJ, 20081-250
Ingressos: Sympla