sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Paes tem queda e Bacellar registra crescimento e se consolida em segundo lugar



Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) aponta que Eduardo Paes (PSD) mantém a liderança na corrida pelo governo do Rio de Janeiro, com 35% das intenções de voto, mas registra queda em relação a levantamentos anteriores. Em abril, por exemplo, a Paraná Pesquisas mostrava o prefeito com 48,9% das intenções de voto; e em julho, no levantamento do Gerp, Paes chegou a marcar 50%.

O levantamento da Quaest destaca, ainda, o crescimento de Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Ele aparece com 9%, consolidando-se em segundo lugar. O desempenho de Bacellar é expressivo quando comparado a pesquisas anteriores: em fevereiro, na própria Quaest, Bacellar tinha apenas 2%; em abril, pela Paraná Pesquisas, aparecia com 8,2%; e no levantamento da Gerp de julho, marcou 5%.


Washington Reis (MDB), atualmente inelegível pela Justiça Eleitoral, soma 5%, Mônica Benício (PSOL) aparece com 4% e Ítalo Marsili (Novo) tem 2%.

Entre os entrevistados, 15% estão indecisos, enquanto votos brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar chegam a 30%.


A pesquisa também avaliou a gestão do governador Cláudio Castro (PL). A aprovação ficou em 43%, contra 42% no levantamento anterior, realizado em fevereiro. Já a desaprovação caiu de 48% para 41%. O percentual de eleitores que não souberam ou não responderam passou de 10% para 16%.

O estudo foi contratado pela Genial Investimentos e ouviu 1.404 eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.