O governador Cláudio Castro entregou à Polícia Militar, nesta sexta-feira (15/08), no Quartel General da corporação, 16 novas viaturas operacionais semiblindadas. Com o investimento de R$ 3,2 milhões em favor da segurança pública do Rio de Janeiro, os veículos serão distribuídos entre o 4º BPM (São Cristóvão), 21º BPM (São João de Meriti), 27º BPM (Santa Cruz), 39º BPM (Belford Roxo) e GPFer (Grupamento de Policiamento Ferroviário).
– A segurança pública é uma área prioritária para nós, pois viabiliza as outras políticas públicas. O Governo do Estado já investe de forma expressiva para comprar novas tecnologias, novos armamentos, câmeras de monitoramento, capacitação e novas instalações para fortalecer nossos agentes de segurança e colher resultados. O nosso grande plano de segurança é esse: valorizar as nossas polícias. São mais de R$ 4,5 bilhões investidos, a maior valorização que essas instituições já tiveram – destacou o governador Cláudio Castro, agradecendo ao senador Flávio Bolsonaro, autor da emenda parlamentar individual que viabilizou a aquisição das 16 viaturas.
– É muito importante o cuidado e o olhar que o governador tem dado para a área da segurança pública. Esse investimento viabilizado pela emenda parlamentar veio para somar, representando um gesto de reconhecimento ao trabalho árduo que estamos realizando em todo o território fluminense – declarou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
O senador Flávio Bolsonaro enfatizou a importância desses recursos para melhorar as condições de trabalho dos agentes, que se arriscam todos os dias para proteger a população.
– É uma honra poder destinar recursos parlamentares para fortalecer a segurança pública do Rio de Janeiro. Vamos continuar trabalhando em prol dos nossos policiais – afirmou o senador.
Mais investimentos
O Governo do Estado também vem investindo em equipamentos de proteção individual dos policiais militares. No início do ano, foram adquiridos 1.700 capacetes balísticos, dobrando o estoque deste acessório disponível nas unidades operacionais. Estão em processo de compra 23 mil novos coletes balísticos.
Ainda este ano, a Polícia Militar receberá kits de três câmeras embarcadas com softwares de reconhecimento facial e de leitura de placas para equipar 2.839 viaturas operacionais. Há também a previsão da substituição das câmeras corporais que passarão a contar com dispositivos de reconhecimento facial e leitura de placas.