quinta-feira, 3 de junho de 2021

Pai e filha morrem em desabamento de prédio no Rio de Janeiro


Um edifício desabou na madrugada desta quinta-feira (3), na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, matando uma menina de 3 anos de idade e seu pai, que tem cerca de 30 anos. Outras quatro pessoas foram resgatadas com vida. O governador do Rio, Cláudio Castro, esteve, no final da manhã, na comunidade, para acompanhar de perto o trabalho de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros.

O acidente ocorreu na avenida da Areinha, próximo à rua das Uvas, por volta das 3h20. Ao chegarem ao local, os Bombeiros também tiveram que combater chamas que atingiam os destroços. Os mortos são Natan Gomes e sua filha Maitê. Eles são marido e filha de Kiara Abreu, última vítima resgatada com vida e levada para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio.


O secretário da Defesa Civil do Rio e comandante do Corpo dos Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, relatou que havia uma dificuldade muito grande na retirada da mãe da criança, porque parte da laje estava sobre o quadril dela. “É um trabalho de muita dificuldade, de muito risco e o Corpo de Bombeiros tem que trabalhar com muita calma, muita paciência”, disse pouco antes do resgate.

Não há informações sobre o que causou o colapso da estrutura e nem se o prédio era regular. O desabamento atingiu três edificações que ficam em frente ao prédio e uma que fica ao lado dele.

Em abril de 2019, dois prédios irregulares desabaram na comunidade vizinha da Muzema, deixando 24 mortos.

Polícia Civil
A 32ª Delegacia de Polícia (Taquara) instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do desabamento do prédio. Segundo a secretaria de Estado de Polícia Civil, equipes da delegacia estão no local para identificar testemunhas e vítimas. A perícia será realizada assim que os bombeiros terminarem o trabalho.

A Prefeitura do Rio ainda não confirmou a situação do prédio que desabou, mas há muitas construções irregulares na região.

Governador acompanhou trabalho do Corpo de Bombeiros
O governador Cláudio Castro esteve, no final da manhã desta quinta, na comunidade Rio das Pedras, para acompanhar de perto o trabalho de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros. Desde antes das 4 horas da manhã, militares fluminenses atuam no atendimento às vítimas.

— O momento agora é dar apoio às vítimas e ao Corpo de Bombeiros, que foram chamados por volta das 3h30 da manhã. Está sendo feita a avaliação de todos os prédios do entorno pelas Defesas Civis do estado e do município, que estão trabalhando em conjunto. Após o trabalho dos Bombeiros, tem início a ação da Polícia Civil. Um inquérito já foi instaurado na delegacia da Barra para apurar as circunstâncias — afirmou Castro.

Além de Castro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também esteve na comunidade. Juntas, as autoridades ressaltaram que a fiscalização de construções desordenadas precisam ser em conjunto.

— A fiscalização deve ser integrada entre a Prefeitura e o Estado. É um ponto que precisa melhorar e, por isso, eu e o prefeito vamos sentar para entender como isso pode ser feito por meio dos projetos de infraestrutura — disse o governador.