segunda-feira, 7 de junho de 2021

Aulas em Campos: 40 escolas vão dar início, sendo 20 particulares e 20 públicas


Na reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 nesta segunda-feira (07) foi debatido o plano de retomada das aulas em Campos com o Plano Municipal de Ensino Híbrido, com adequação das escolas às normas de segurança sanitária e protocolos da “Regras da Vida”, com imunização dos profissionais de educação da linha de frente.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, destacou que o Plano Municipal de Ensino Híbrido nasce da interação da Saúde e da Educação municipal, em diálogo intersetorial, e que representa um modelo próprio do município em que a segurança, para profissionais e pais, é o foco principal. A princípio, 40 escolas vão começar nesse modelo, sendo 20 particulares e 20 públicas (10 estaduais e 10 municipais).

“Estamos reservando 20% das doses para os profissionais de educação da linha de frente. Para os profissionais é preciso que eles tenham tranquilidade para fazer da melhor forma o que se espera deles, a sua missão na Educação. É também importante para os pais de alunos, para se sentirem seguros”, reitera o professor Feres.

Representando o Sindicato de Escolas Particulares do Norte e Noroeste Fluminense (Sinepe), Rosana Juncá destacou que as “escolas estão se adaptando com a vacinação para a retomada das aulas, em ambiente seguro, graças ao Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro”, reconhecendo o esforço de integração das secretarias de Saúde e de Educação para a discussão da retomada das aulas.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, apontou na reunião do Gabinete de Crise e Combate, que o órgão segue realizando a vistoria nas escolas, para verificar a adequação aos protocolos sanitários do “Regras da Vida”, para garantir “segurança para profissionais e alunos, oferecendo tranquilidade aos pais”. Mais de 30 unidades escolares da rede privada estão com licenciamento sanitário com check-list Covid aprovados pela Vigilância Sanitária, com 10 unidades da rede municipal tendo recebido inspeção da Vigilância.