sábado, 3 de abril de 2021

Mato alto na Arthur Bernardes nas calçadas e ciclovia impedem circulação e causa insegurança

(Foto: Rodrigo Silveira)

A avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a BR 101 e a avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), por ser um lugar amplo e arborizado, se tornou uma das principais opções para a prática de esporte em Campos. A ciclovia que corta os dois lados da via também é utilizada por pedestres para caminhadas e corridas. Apesar da beleza oferecida pela natureza do lugar, muitos campistas estão reclamando da falta de manutenção e limpeza no local. Além do perigo de transitar em meio ao mato alto à beira da pista, os mosquitos infestaram a área. O município está em lockdown para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19, sendo proibida a circulação de pessoas em parques, praças e vias públicas. No entanto, as reclamações já acontecem há algum tempo.

A profissional de Educação Física Francyelle Lazzarotto, de 41 anos, utiliza o local para dar aulas ao ar livre e também para o seu bem-estar. A professora está entre os usuários do trecho que solicitam o trabalho de limpeza e capina às margens da avenida, como forma de trazer mais segurança para os usuários, assim que o município sair da fase vermelha e a prática de esportes for liberada no local.

— Eu frequento o trecho praticamente todos os dias, às vezes, mais de uma vez. Costumo trazer alunos para fazer exercícios de forma livre, em contato com a natureza, o que traz até maior benefício para quem pratica esporte, porque acaba trabalhando também a mente. Antes do município retroagir para uma fase de mais restrições, estava ficando inviável frequentar o local. Como vamos em dupla, ou em pequenos grupos, estávamos com receio de usar as laterais da via, que estão com um mato muito alto. A visão de quem está transitando acaba ficando ruim com todo esse volume — ressaltou.

A professora também contou a falta de limpeza no local acaba atraindo mosquitos, o que pode ser um perigo também para os frequentadores do espaço.

— Já tive que parar atividade com duas alunas por conta dos mosquitos. Além de ter pessoas alérgicas, o receio também existe com a possibilidade de doenças como dengue, chikungunya, entre outras. Existe também o fato da avenida estar situada na entrada da cidade, o que deveria ter um cuidado maior por parte do município — enfatizou Francyelle.

A Prefeitura de Campos informou, em nota, que a secretaria de Serviços Públicos vem realizando mutirões de limpeza em todos os bairros e avenidas da cidade, e que estes serviços seguem um cronograma. De acordo com o município, esse trecho da avenida Arthur Bernardes já recebeu os serviços de capina em uma outra data, estando na programação para receber novamente os trabalhos.

Nesta semana, equipes da subsecretaria de Limpeza Pública estiveram na praça da localidade de Santa Cruz e nos parques Dom Bosco, Tamandaré e Alphavile, realizando serviços de capina, varrição e jardinagem. Já no Parque Santo Amaro e Horto, o órgão terminou o trabalho iniciado na última semana.







Fonte: Folha da Manhã