segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Santo Amaro: 283 anos de celebração e louvor na baixada Campista

(Foto: divulgação)
No ano de 1736 era inaugurada a igreja dedicada a Santo Amaro, no distrito de mesmo nome na Baixada Campista. Assim, começaram as festas em louvor ao padroeiro, um dos santos católicos mais prestigiados pela população de Campos e por devotos de diferentes regiões do país. Até o próximo dia 15, data oficial de celebração de Santo Amaro, uma multidão deve visitar a localidade que abriga uma das festividades mais aguardadas, onde fé e cultura popular se misturam em diversas manifestações. São esperados cerca de 150 mil devotos e romeiros.

Nestes 283 anos de celebração e louvor a Santo Amaro, muitas pessoas contam que experimentaram algum tipo de milagre ou graça alcançada, e, por causa disto, sempre retornam à igreja para agradecer e rezar.


Romeiros e kits de caminhada

Os romeiros que participarem da tradicional Caminhada de Santo Amaro terão o suporte de kits oferecidos pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT). O “Vale Kit Caminhada” está disponível com a troca de um quilo de alimento não perecível no estande do Meio Ambiente no Farol de São Thomé. No Centro de Campos, os peregrinos podem retirar o vale na Fundação Municipal de Esportes. Os kits são formados de colete, adesivo refletivo e lanterna. A entrega será no dia da Caminhada (14) — véspera do Dia de Santo Amaro (15) — a partir das 18h, no final da Avenida 28 de Março, onde é ponto de partida da maioria dos romeiros, e às 20h, no portal de Farol de São Thomé.

Cantores e bandas católicos se apresentam no dia 14 na Festa de Santo Amaro. A partir das 22h até as 2h30, apresentam-se Uister e Juvenal Nunes e as bandas Lumem Christi e Filhos do Céu. As audições fazem parte de um projeto realizado pela Coordenação Diocesana do Ministério de Música e Artes da Renovação Carismática Católica. “Todos aceitaram participar desse projeto de acolhida aos peregrinos que caminham toda a madrugada desde o centro da cidade até o distrito para pagarem as suas promessas. Às 3h da madrugada acontece a primeira missa”, explica Juvenal Nunes.

Box – Programação Religiosa

Dia 13

09h – Missa Dominical

9h – Chegada dos Ciclistas de Quissamã

14h – Concurso de Marcha de cavalo Mangalarga

19h30 – Missa

Dia 14

19h30 – Missa

20h – Levantamento do mastro

Dia 15

3h – 5h – 7h- 9h – 13h – Missas

11h – Missa, Celebração Dom Roberto Francisco



Colaboração: Ricardo Gomes



Fonte: Terceira Via